Depois de sete anos de relação, a holandesa Sharon van Rouwendaal anunciou hoje que está deixando o programa do renomado e rigoroso treinador Philippe Lucas. Campeã olímpica dos 10 quilômetros no Rio 2016, van Rouwendaal vai treinar com o técnico alemão Bernd Bekhahn responsável pelo programa de Florian Wellbrock entre outros fundistas destacados.

 

Sharon van Rouwendaal e Philippe Lucas

 

Sharon van Rouwendaal fez o anúncio com um agradecimento em suas redes sociais pelo período que esteve com Lucas. Foi neste período que ela passou a nadar as provas de maratonas aquáticas. Nascida em Baarn, na Holanda, van Rouwendaal vive desde a infância na França.

Em 2010, treinando com Jacco Verhaeren ganhou suas primeiras medalhas internacionais nos 100 e 200 costas no Europeu de Curta. NO final de 2013, após um bronze nos 800 livre no Europeu de Curta, passou a treinar com Phillipe Lucas na França.

 

⭐ Merci Philippe! ⭐ announcement: •After 7 years of working together with my coach Philippe Lucas I've decided I…

Posted by Sharon van Rouwendaal on Friday, August 7, 2020

 

Sharon van Rouwendaal se tornou na primeira atleta de maratona aquática, e única mulher, a vencer medalhas em Campeonatos Mundiais em piscina e águas abertas na mesma edição Foi no Mundial de Kazan em 2015 quando foi prata nos 10 quilômetros e na prova de equipes nas águas abertas e alguns dias depois levou uma prata nos 400 livre em piscina.

 

Pódio olímpico Rio 2016

 

Sua consagração veio com o ouro olímpico nos Jogos do Rio em 2016. No ano passado, garantiu a vaga para sua terceira Olimpíada ao terminar em 10o lugar na prova classificatória em Gwangju, apenas um décimo de segundo a frente da francesa Aurélie Muller e oito décimos na frente da brasileira Viviane Jungblut que ficaram respectivamente em 11o e 12o lugar.

Van Rouwendaal já anunciou que começa seus treinamentos em Magdeburgo a partir do dia 17 deste mês. Lá, sob orientação de Bernd Bekhahn está um dos melhores programas de fundo da Europa. Além do campeão mundial e também classificado para os Jogos de 2020 nas provas de piscina e maratonas aquáticas, Florian Wellbrock, também treina a medalhista mundial e namorada de Wellbrock, Sarah Kohler. Outro nome do grupo de Bekhahn é Rob Muffels, ex-namorada de van Rouwendaal, e que ficou em terceiro lugar nos 10 quilômetros de Gwangju no ano passado.

 

No Mundial de Budapeste, após nadar mal Lucas consola van Rouwendaal

 

Com a chegada da holandesa, agora o grupo de Bekhahn terá quatro nadadores classificados para as provas de 10 quilômetros de Tóquio: Florian Wellbrock, Rob Muffels, Finnia Wunram e Sharon van Rouwendaal, enquanto a equipe de Lucas para a Olimpíada terá três nadadores: Marc-Antoine Olivier, David Aubry e Lara Grangeon.

É importante destacar que a decisão da saída de van Rouwendaal de Lucas acontece poucos dias depois do retorno de Grangeon ao grupo. Uma forte rivalidade entre as duas é apontada como uma das razões para a saída da holandesa.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário