7 de outubro, eleições no Comitê Olímpico do Brasil confira o press release publicado pela assessoria de imprensa do COB que traz os nomes de todos os candidatos e os cargos em disputa:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem quatro chapas inscritas para a eleição do presidente e vice-presidente da entidade. As quatro chapas são compostas por Alberto Murray e Mauro Silva; Helio Meirelles Cardoso e Robson Caetano; Paulo Wanderley e Marco La Porta; e Rafael Westrupp e Emanuel Rego. Todos os candidatos passarão por duas checagens para terem a candidatura oficializada, uma documental e outra de integridade. A eleição será no dia 07 de outubro, no Rio de Janeiro.

Na mesma ocasião, a Assembleia Geral irá escolher os sete representantes de Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de Verão e de Inverno e o membro independente que tomarão assento no Conselho de Administração por quatro anos.

O Conselho de Administração é o responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança dentro do COB. Subordinado à Assembleia Geral, é composto, além do membro independente, pelo presidente do COB; pelos membros brasileiros do COI; pelos presidente e pelo vice-presidente da Comissão de Atletas; e por sete presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto filiadas ao COB.

Atualmente, a Assembleia Geral é composta pelos presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de Verão e Inverno; os dois membros brasileiros do COI – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e 12 representantes da Comissão de Atletas.

Candidatos
Qualquer brasileiro pode se candidatar aos cargos de presidente e vice do COB desde que, no momento da posse, tenha mais de 18 anos de idade; não tenha sofrido pena de exclusão pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ou por quaisquer Federações Internacionais reconhecidas pelo COI; e não mantenha vínculo empregatício com entidade de administração ou de prática desportiva, exceto os representantes dos atletas com contrato especial de trabalho desportivo.

Não são elegíveis candidatos que não possam concorrer a cargos públicos; afastadas por gestão temerária ou fraudulenta no esporte; inadimplentes na prestação de contas de recursos públicos em decisão administrativa definitiva; inadimplentes na prestação de contas do COB, por decisão deste ou judicial definitiva; inadimplentes das contribuições previdenciárias e trabalhistas inscritos em dívida ativa; e administradores, sócios gerentes ou dirigentes de empresas que tenham tido sua falência decretada.

Membro Independente
O representante deste cargo é aquele que não mantém ou manteve nos últimos dois anos qualquer vínculo econômico ou jurídico com entidades do Sistema Nacional do Desporto, bem como seus parentes, afins ou consanguíneos, até o segundo grau.

Os candidatos inscritos são:

Adriana Sanches dos Santos
Fabiana Bentes
Georgios Stylianos Hatzidakis
Marcus Vinicius Simões de Freire
Maria Pia Buchheim
Ricardo Leyser Gonçalves
Rodney Rocha Miranda
Willian Miotto Nadir

Já os presidentes de ENADs que concorrem aos sete assentos no Conselho de Administração são:

Adalvo Argolo (Surf)
Alberto Cavalcanti Maciel Junior (Taekwondo)
Enrique Montero Dias (Levantamento de Pesos)
Ernesto Teixeira Pitanga (Triathlon)
João Tomasini Schwertner (Canoagem)
Jose Luiz Vasconcellos (Ciclismo)
Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)
Luiz Carlos Cardoso do Nascimento (Karatê)
Luiz Fernando Coelho de Oliveira (Desportos Aquáticos)
Marco Aurélio de Sá Ribeiro (Vela)
Matheus Figueiredo (Desportos no Gelo)
Raphael Nishimura (Escalada Esportiva)
Ricardo Pacheco Machado (Esgrima)
Silvio Acácio Borges (Judô).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário