A categoria com maior número de atletas nominados, todos medalhistas individuais de campeonatos mundiais ou Jogos Olímpicos da Juventude terminou empatada. Matheus Paulo de Santana e Brandonn Pierry de Almeida foram escolhidos pelo Painel de Especialistas como vencedores do Troféu Best Swimming 2020, os Melhores Nadadores da Década na categoria Júnior.

 

 

Matheus Santana depois de uma brilhante performance na categoria Juvenil no Botafogo, se transferiu para a Unisanta onde seguiu brilhando no Júnior. O ano de 2014 foi sensacional ao quebrar o recorde mundial júnior dos 100 metros nado livre duas vezes, subindo ao pódio do Troféu Maria Lenk perdendo apenas para Cesar Cielo.

 

 

Meses depois, Santana era o primeiro brasileiro campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude vencendo os 100 livre e ainda levando a prata nos 50. Sua passagem pela Seleção Brasileira Júnior poderia ser ainda mais premiada caso não tivesse tido o diagnóstico que lhe afastou do Mundial Júnior de Dubai em 2013. A imagem dos companheiros de Seleção na piscina do Hammad Aquatic Center é uma das coisas mais bacanas da natação brasileira nesta década.

 

 

Brandonn Almeida foi destaque nacional desde o Infantil. Não é a toa que foi relacionado no Troféu Best Swimming como Melhor da Década nas categorias Infantil, Juvenil e Júnior, só ele e Murilo Sartori conseguiram isso. No Júnior, Brandonn foi convocado para a Seleção Brasileira Absoluta no Mundial de Kazan, mas abriu mão para focar no Mundial Júnior de Singapura onde acabou campeão mundial dos 1500 livre e prata nos 400 medley.

 

 

Era o segundo Mundial Júnior de Brandon que também fez parte da equipe de Dubai em 2013, como Juvenil, onde ficou em nono lugar nos 1500 livre.

 

Os 400 metros medley virou a prova preferida de Brandonn e sua maior paixão na temporada de 2015 ao se sagrar campeão pan americano em Toronto e bater o recorde mundial da distância por duas vezes.

 

TORONTO, CANADÁ, 16.07.2015: PAN-NATAÇÃO – Brandonn Almeida ganha medalha de ouro nos 400 metros medley de natação no Aquatics Center, durante os Jogos Pan-Americanos 2015, realizado na cidade de Toronto nesta quinta-feira (16). (Foto: Thiago Bernardes/Frame/Folhapress)

Matheus e Brandonn estavam no time olímpico do Rio 2016 e agora nadam em busca da segunda Olimpíada para Tóquio 2021.

 

Os Melhores Nadadores Júniors da Década são Matheus Santana e Brandonn Almeida. 

Também foram relacionados na categoria: Felipe Ribeiro, Murilo Sartori, Arthur Mendes, Pedro Vieira e Vinicius Lanza.

 

Matheus Santana campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude nos 100 livre em 2014

https://www.youtube.com/watch?v=-vokues8QsQ

 

Brandonn Almeida campeão pan americano dos 400 medley em 2015

https://www.youtube.com/watch?v=IkJZdGxuVTE

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *