Murilo Sartori era o nadador mais jovem da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, em 2018. Era o primeiro nadador juvenil a fazer parte da equipe nacional nas três edições que o evento foi realizado. Aos 16 anos de idade, Sartori chegou a final dos 200 metros nado livre marcando o segundo tempo das eliminatórias (1:49.02). Na final, ficou em sexto lugar com 1:49.22.
No dia seguinte recebeu a missão de abrir o revezamento 4×100 metros nado livre do Brasil que terminou com a medalha de prata nadando ao lado de Lucas Peixoto, André Calvelo e Vitor de Souza.
Nos dois anos de categoria no Juvenil, Sartori passou invicto nas suas provas, se tornou no primeiro nadador da história do Chico Piscina a vencer os quatro anos das provas de 200 e 400 livre além de ter sido índice técnico em todas as competições nacionais.
Sartori é produto de um trabalho muito bem planejado na cidade de Americana, no interior de São Paulo. Um programa pequeno, de grande tradição, poucos atletas, mas muita qualidade de trabalho. O programa é planejado e a constante melhora apenas comprova toda esta estrutura.
Há alguns anos, o Natação Americana foi o campeão do Ranking Nacional Mirim e Petiz, um controle que a Best Swimming faz anualmente pelo ranking das competições regionais pelo país. Sartori fazia parte daquele time que depois brilhou no Infantil, no Juvenil e agora está entre os melhores nadadores júniors do país.
A dupla de treinadores Mariana de Moraes Cremonez e Fábio Cremonez tem participação direta nestes resultados e desenvolvimento. São profissionais que conseguiram, mesmo com todas as dificuldades, estabelecer um programa consolidado e vitorioso. Murilo Sartori é apenas produto de tudo isso.
Melhor Nadador Juvenil da Década é Murilo Sartori.
Também foram nominados e receberam votos pela ordem: Stephan Steverink, Brandonn Almeida e Gustavo Saldo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!