A categoria mais difícil de todo Troféu Best Swimming 2020. O Painel de Especialistas teve apenas duas opções, e duas nadadoras que também concorreram a Melhor Nadadora da Águas Abertas da Década no Mundo, e ambas foram lá bem votadas.  A cada envio dos votos a contagem se mantinha equilibrada, e assim foi até o final. Apenas um voto separou a conquista para Poliana Okimoto, dona da nossa primeira e única medalha olímpica dos esportes aquáticos feminino em Jogos Olímpicos.

 

Poliana foi Olímpica em 2012 e 2016, conviveu com a decepção de nem conseguir completar a prova em Londres, afetada pela baixa temperatura para levar a medalha de bronze nos Jogos do Rio. Fora isso acumulou três medalhas em Mundiais, uma de cada cor feitos na campanha brilhante do Mundial de Barcelona em 2013.

Na década passada, Poliana atingiu os feitos inéditos de primeira medalha em Mundial, primeira medalha em Jogos Pan Americanos, primeira vitória em Copas do Mundo e primeiro título geral da Copa do Mundo. Na década de 2011-2020 seu ineditismo em conquistas não se resumiu a medalha olímpica, ela também se tornou na primeira campeã mundial da prova dos 10 quilômetros para as águas abertas do Brasil.

 

 

Em 2017, após perder a vaga para o Mundial de Budapeste, Poliana decidiu se aposentar. Seu espírito e exigência competitiva sempre foram muito altos e o pós-Olimpíada lhe fez repensar muito toda a carreira. Então, aos 34 anos de idade, era hora de buscar novos desafios, outras oportunidades.

 

 

A década de 2011-2020 foi muito especial para as águas abertas feminina do Brasil. Não seria exagero dizer que fomos o melhor país do mundo na combinação dos resultados de Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto. Três participações olímpicas das duas, cinco Copas do Mundo, 13 medalhas em Mundiais.

Um motivo de orgulho enorme para todos nós e uma dificuldade tremenda para decidir esta escolha.

 

 

Poliana Okimoto é a Melhor Nadadora de Águas Abertas do Brasil da Década. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *