* Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked testam positivo para Furosemida e são julgados as vésperas do início do Campeonato Mundial em Shanghai. Apenas Waked é suspenso por não ser primário, os demais são apenas advertidos.
* Cesar Cielo é bi campeão mundial em Shanghai, vence os 50 livre pela segunda vez consecutiva repetindo o título de 2009 e leva os 50 borboleta pela primeira vez.
* Felpe França é campeão mundial dos 50 peito com 27.01 em Shanghai.
* Mundial de Shanghai tem dois recordes mundiais, os dois primeiros em piscina longa desde o fim da era dos trajes: Ryan Lochte 1:54.00 nos 200 medley e 14:34.14 para Sun Yang nos 1500 livre.
* Ana Marcela Cunha é campeã mundial dos 25 quilômetros pela primeira vez.
* Dupla vitória da Alemanha na Copa do Mundo de Águas Abertas, Thomas Lurz e Angela Maurer são campeões.
* Estados Unidos vence 31 medalhas na natação olímpica de Londres, 16 ouros, 9 pratas e 6 bronzes. Michael Phelps é homenageado ao final da competição como o maior atleta da natação e assina os papeis de aposentadoria no mesmo dia.
* Brasil ganha duas medalhas em Londres, prata com Thiago Pereira nos 400 medley e bronze com Cesar Cielo nos 50 metros nado livre.
* Poucos recordes na Olimpíada de Londres, três recordes mundiais Daniel Gyurta nos 200 peito, Sun Yang nos 1500 livre e Cameron van der Burgh nos 100 metros peito e ouros cinco recordes olímpicos.
* Brasil ganha 14 medalhas na natação dos Jogos Paralímpicos de Londres sendo 9 ouros, 4 pratas e 1 bronze. China é a campeã da modalidade com 58 medalhas sendo 24 de ouro.
* Ana Marcela Cunha ganha Copa do Mundo de Águas Abertas pela segunda vez repetindo o título de 2010. No masculino venceu o grego Spyridon Gianniotis.
* Nicholas Santos é campeão mundial de piscina curta dos 50 metros borboleta em piscina curta batendo o recorde de campeonato três vezes: 22.40 nas eliminatórias, 22.23 na semifinal e 22.22 na final.
* Guilherme Guido é medalha de bronze nos 100 metros costas do Mundial de Piscina Curta em Istambul com 50.50.
* Brasil é campeão mundial de águas abertas em Barcelona, na competição a melhor performance do país em Mundiais com cinco medalhas, um ouro, duas pratas e dois bronzes.
* Seleção Brasileira Paralímpica fica em sexto no Mundial de Montreal, no Canadá, conquistando 26 medalhas sendo 11 ouros, 9 pratas e 6 bronzes.
* Cesar Cielo se torna no primeiro (e único) tri campeão mundial dos 50 metros nado livre da história. Ainda vence os 50 borboleta no Mundial de Barcelona.
* Felipe Lima é bronze nos 100 peito, Thiago Pereira nos 200 e 400 medley no Mundial de Barcelona.
* Estados Unidos vence a natação do Mundial de Barcelona com 29 medalhas snedo 13 de ouro, em competição que teve seis recordes mundiais, todos batidos por mulheres.
* Pedro Vieira é vice campeão mundial júnior dos 100 borboleta em Dubai, única medalha do Brasil na competição.
* Fabíola Molina aos 38 anos e três Olimpíadas anuncia a sua aposentadoria.
* Thomas Lurz da Alemanha e Emily Brunemann dos Estados Unidos vencem a Copa do Mundo de Águas Abertas.
* Depois de 48 anos, o Corinthians é campeão do Troféu Brasil de Natação em campanha reforçada pela presença de Katinka Hosszu da Hungria e a dinamarquesa Jeanette Ottesen.
* Matheus Santana é campeão dos 100 metros nado livre dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, na China. Ele ainda é prata nos 50 livre e no revezamento 4×100 livre misto.
* Brasil ganha quatro medalhas no Pan Pacífico em Gold Coast, na Austrália. Bruno Fratus vence os 50 livre com recorde de campeonato (21.44), pratas de Felipe França nos 100 peito e Leonardo de Deus nos 200 borboleta e bronze no revezamento 4×100 metros nado livre masculino.
* Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha são campeões da Copa do Mundo de Águas Abertas, é o terceiro título da carreira de Ana Marcela e o primeiro de Allan do Carmo.
* Brasil é campeão mundial de piscina curta em Doha, no Catar. São 10 medalhas, sete de ouro, uma prata e dois bronzes.
* Etiene Medeiros ganha a primeira medalha do Brasil em Mundiais de Natação, é ouro com recorde mundial nos 50 metros costas 25.67.
* 11 recordes mundiais batidos no Mundial de Kazan, na Rússia, vitória dos Estados Unidos com 23 medalhas, sendo 8 de ouro.
* Brasil ganha quatro medalhas no Mundial, a primeira medalha feminina, prata para Etiene Medeiros nos 50 costas. Ainda tivemos prata para Nicholas Santos nos 50 borboleta, Thiago Medeiros nos 200 medley e Bruno Fratus bronze nos 50 livre.
* Michael Phelps volta a competir oficialmente se preparando para os Jogos Olímpicos do Rio e depois de cumprir um período de suspensão pela USA Swimming por ter dirigido embriagado no ano anterior.
* Brasil ganha quatro medalhas no Campeonato Mundial Júnior em Singapura, Brandonn Almeida vence os 1500 metros nado livre.
* Etiene Medeiros vence os 100 metros costas nos Jogos Pan Americanos de Toronto e se torna na primeira mulher campeã panamericana da história da natação brasileira.
* Campanha do Brasil no Pan de 26 medalhas, 10 ouros, 6 pratas e 10 bronzes.
* Christian Reichert da Alemanha e Rachele Bruni da Itália vencem a Copa do Mundo de Águas Abertas.
* Brasil termina em quarto lugar no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica em Glasgow, na Escócia, somando 23 medalhas, 11 ouros, 8 pratas e 4 bronzes.
* CBDA aprova decisão de não realização dos Campeonatos Brasileiros de Inverno.
* Brasil bate recorde de medalhas na natação paralímpica do Rio 2016 com 19 medalhas, sendo 4 ouros, 7 pratas e 8 bronzes. A China domina a competição com 92 medalhas sendo 37 de ouro.
* Estados Unidos faz campanha histórica e recorde na natação dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, 33 medalhas com 16 de ouro. Competição teve 8 recordes mundiais e 16 recordes olímpicos batidos.
* Natação do Brasil bate recorde de finais na natação olímpica do Rio mas sai sem medalhas da competição.
* Michael Phelps se aposenta terminando a carreira como o maior atleta olímpico da história com 28 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos sendo 23 de ouro.
* Poliana Okimoto é bronze na prova dos 10 quilômetros das águas abertas do Rio 2016, na primeira medalha olímpica feminina do Brasil em Olimpíadas.
* Dupla vitória italiana na Copa do Mundo de Águas Abertas, Simone Ruffini no masculino e Rachele Bruni no feminino.
* Estados Unidos ganha 30 medalhas no Mundial de Piscina Curta em Windsor, no Canadá.
* Brasil sai do Mundial de Curta com três medalhas, uma de cada cor, Etiene Medeiros é bi campeã mundial dos 50 metros costas.
* Seleção Brasileira é campeã dos Jogos Parapanamericanos de natação com contagem recorde de 99 medalhas, 37 ouros, 29 pratas e 33 bronzes.
* Quatro dirigentes da CBDA são presos por mais de 80 dias em ação do Ministério Público Federal. A entidade depois de meses sob intervenção tem eleição com Miguel Cagnoni derrotando Cyro Delgado. Em longa batalha jurídica a eleição não foi aceita pela FINA.
* Aposentadoria de dois medalhistas olímpicos do Brasil: Thiago Pereira e Poliana Okimoto.
* Paris é anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de 2024 e Los Angeles dos Jogos de 2028.
* Mundial em Budapeste, Estados Unidos faz campanha recorde, 38 medalhas sendo 18 de ouro. Caeleb Dressel se torna no maior vencedor da história com sete medalhas de ouro.
* Brasil pela primeira vez sai do Campeonato Mundial Júnior sem medalhas, competição foi em Indianápolis, nos Estados Unidos.
* Etiene Medeiros se torna na primeira mulher campeã mundial de longa ao vencer os 50 costa sno Mundial de Budapeste.
* Brasil volta do Mundial com cinco medalhas, um ouro e quatro pratas, uma delas, um belíssimo revezamento 4×100 metros nado livre.
* Repetindo o ano anterior, dupla vitória italiana na Copa do Mundo de Águas Abertas, Simone Ruffini no masculino e Arianna Bridi no feminino.
* Clube Curitibano é campeão brasileiro infantil de verão, primeiro clube da região sul a se sagrar campeão nacional.
* Depois de um grande terremoto, o Mundial de Natação Paralímpica é transferido para dezembro e o Brasil termina em quarto lugar com 36 medalhas, sendo 18 ouros, 9 pratas e 9 bronzes.
* Miguel Cagnoni é finalmente eleito Presidente da CBDA derrotando Ricardo Barbosa em nova eleição da entidade.
* Entre as mudanças da nova CBDA: um novo logo, a volta dos Brasileiros de Inverno, a volta do nome Troféu Brasil de Natação.
* Joanna Maranhão, a atleta mais olímpica da natação feminina, quatro Olimpíadas e melhor colocação feminina, quinto lugar nos 400 medley em Atenas 2004, anuncia aposentadoria.
* Lucas Tudoras do Paineiras vence oito provas no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno se tornando no maior vencedor de provas da história dos Brasileiros de Categoria do país.
* Clube Curitibano vence o Brasileiro Infantil de Inverno, primeiro clube da região sul a ser campeão brasileiro de inverno.
* Brasil vence o revezamento 4×100 metros nado livre masculino no Pan Pacífico com 3:12.02 e termina o ano como líder do ranking mundial da prova.
* Nicholas Santos bate o recorde mundial dos 50 metros borboleta em piscina curta com 21.75 na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria.
* É tetra! Ana Marcela Cunha ganha o FINA Marathon Swim Series, o novo nome do circuito de 10 quilômetros da FINA antes chamado de Copa do Mundo. Ferry Weertman da Holanda ganha no masculino.
* Brasil ganha três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, na Argentina. O revezamento feminino 4×100 livre é prata na primeira medalha de revezamento da natação feminina do Brasil em competições mundiais.
* Brasil é campeão e recordista mundial do revezamento 4×200 metros nado livre no Mundial de Piscina Curta em Hangzhou.
* Nicholas Santos vence os 50 borboleta no Mundial de Hanghzou, se tornando no mais velho campeão mundial de natação da história.
* Daiene Dias ganha a primeira medalha feminina do Brasil em prova olímpica, bronze nos 100 metros borboleta no Mundial de Piscina Curta em Hangzhou. Minutos depois, Etiene Medeiros é bronze nos 50 livre.
* Estados Unidos vence o Mundial de Piscina Curta em Hangzhou com 36 medalhas sendo 17 de ouro. Caeleb Dressel se torna no maior medalhista da história da competição com nove medalhas sendo seis de ouro.
* Cesar Cielo com duas medalhas de bronze nos revezamentos do Mundial de Hangzhou se torna no maior medalhista brasileiro entre todos os esportes em Campeonatos Mundiais.
* Brasil fica em 11o lugar no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica somando 17 medalhas, sendo 5 ouros, 6 pratas e 6 bronzes. A Itália é campeã pela primeira vez em competição realizada em Londres, na Grã-Bretanha. O evento estava marcado para a Malásia, mas por questões diplomáticas, ao impedir a entrada de nadadores de Israel, a sede foi retirada do país.
* Depois de ficar em quinto lugar nos 10 quilômetros garantindo vaga para sua terceira Olimpíada, Ana Marcela Cunha é campeã mundial dos 5 e dos 25 quilômetros.
* Estados Unidos vence o Mundial de Gwangju com 26 medalhas, 13 de ouro. Caeleb Dressel bate o recorde do maior número de medalhas em Mundiais, seis ouros e duas pratas, oito medalhas.
* Simone Manuel dos Estados Unidos se torna na maior medalhista feminina em uma edição de Mundial, sete medalhas, quatro ouros e três pratas.
* Brasil ganha cinco medalhas no Mundial, três pratas e dois bronzes: Bruno Fatus nos 50 livre, Felipe Lima nos 50 peito e Etiene Medeiros nos 50 costas, bronzes para Nicholas Santos nos 50 borboleta e João Luiz Gomes Jr. nos 50 peito.
* Miguel Cagnoni é afastado da diretoria da CBDA e Luiz Fernando Coelho, seu vice, assume o comando da entidade.
* Murilo Sartori é medalha de bronze nos 200 metros nado livre no Mundial Júnior em Budapeste, na Hungria.
* Clube Curitibano é campeão brasileiro juvenil de verão, primeiro clube da região sul a se sagrar campeão brasileiro da categoria.
* Etiene Medeiros se torna na primeira bi campeã panamericana da natação feminina agora vencendo os 50 livre no Pan de Lima.
* Campanha recorde do Brasil no Pan de Lima, 33 medalhas, 11 ouros, 9 pratas, 13 bronzes.
* Larissa Oliveira se torna na maior medalhista da história entre todas as esportistas brasileiras em Jogos Pan Americanos com 10 medalhas pelas seis conquistadas no Pan de Lima.
* Stephanie Balduccini se torna a primeira campeã brasileira em quatro diferentes estilos numa mesma competição no Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão, em Vitória, no Espírito Santo.
*Kristof Razovszky da Hungria e Rachele Bruni da Itália são os campeões do FINA Marathon Swim Series.
* Pela primeira vez o Brasil supera 100 medalhas na natação dos Jogos Parapanamericanos. Em Lima, a equipe ganhou 127 medalhas, 53 ouros, 45 pratas e 29 bronzes.
* Sun Yang é suspenso por oito anos, a maior punição de doping da história da natação e o julgamento é revogado no final do ano. Seu caso será analisado novamente pelo CAS/TAS em 2021.
* Olimpíada é suspensa em 24 de março e anunciada a mesma data para 2021. Uma série de cancelamentos e transferências em cascata acontece nas competições internacionais.
* Calendário nacional é totalmente cancelado.
* Um grupo de nadadoras se organiza e cria o Comitê Brasileiro de Natação Feminina. A CBDA reconhece o movimento que passa a discutir medidas e oportunidades para incrementar o desenvolvimento da natação feminina no Brasil.
* Em chapa única, Luiz Fernando Coelho é eleito Presidente da CBDA para mais quatro anos a frente da entidade.
* Depois de sete anos, o Minas Tênis Clube é campeão do Troféu Brasil de Natação, o 10o título do clube.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!