Uma história de 12 anos chegou ao fim esta semana. Teófilo Laborne Ferreira, um dos maiores nadadores da história do Minas Tênis Clube, encerrou sua passagem pelo clube como Gerente da equipe de natação. Dirigente ativo, escolhido como “Melhor Dirigente do Ano” no Troféu Best Swimming de 2018, Tetê fez um comunicado emocionado nas suas redes sociais de sua partida.

Teófilo Ferreira foi um dos mais destacados nadadores do clube e fez parte do time olímpico do Brasil na campanha dos Jogos de Barcelona em 1992. Ele é parte do time precursor do 4×100 metros nado livre que hoje desperta atenção e chance de medalha na Olimpíada de Tóquio.

Tetê estava na equipe campeã do 4×100 livre nos Jogos Pan Americanos de Havana em 1991, no time que bateu o recorde mundial do 4×100 livre em piscina curta na piscina do Internacional de Santos em 1993 e também na medalha inédita do 4×100 livre no Mundial de Roma em 1994.

A saída de Tetê do Minas também marca uma nova era na carreira dele. Há algum tempo ele tem feito palestras motivacionais e este mês nasceu o seu livro com o sugestivo nome: “Tudo ou Nada”.

 

 

A sinopse do livro diz muita coisa do que foi a carreira de Teófilo e o que vem pela frente na sua vida.

De menino de infância típica – mas nem tanto – da classe média brasileira em grandes metrópoles a atleta olímpico. De garoto desengonçado a nadador da elite esportiva brasileira, recordista mundial. De filho com relação tumultuada com o pai a ele próprio marido, pai de família, dois filhos adolescentes. De executivo mal sucedido a dirigente esportivo que encontra seu próprio caminho de liderança. De ídolo e referência inspiradora quando jovem a mentor caloroso, agora, de novas gerações. De roqueiro a palestrante que encontra um outro sentido para a música em sua vida.
A história de Teófilo Laborne Ferreira segue o padrão universal da Jornada do Herói, mas na sua dimensão única, individual, de ser humano que parte em busca de si mesmo, com erros e acertos, vitórias e derrotas, dramas e glórias. Por isso a singularidade do seu caminho, o arco da transformação pessoal diante dos desafios diferenciados que a vida impõe a seus passos.
A narrativa envolve, pega o leitor pela mão. Coloca-o ao lado de Teófilo, na água, vivendo a tensão de uma disputa internacional no esporte de alta performance. Os cenários múltiplos de sua vida são ambientes que o leitor visita junto, convidado a conhecer, sentir e então buscar compreender o protagonista, seu tempo, seu contexto de vida, sua ligação com a história coletiva contemporânea de todos nós.
A viagem em direção à história do outro é também a viagem rumo a nós mesmos. É isso o que Teófilo oferece e entrega. Sua própria história, para que o leitor, nela inspirado, possa tirar proveito para sua vida, neste momento em que somos chamados a um grande salto de consciência e transformação, como pessoas, povo, sociedade.
O caminho que começa para esse protagonista notável na sua Belo Horizonte e se desenvolve pelas piscinas e palcos da vida pelo Brasil, Américas e Europa, é também uma rota para inspirar a mente e o coração do leitor rumo à mais importante jornada de todas. A do reencontro e da transformação de si mesmo.\
Para quem quiser obter o livro de Teófilo Laborne Ferreira visite o seu perfil de Instagram @teofilolaborne para mais detalhes. Não poderia deixar de terminar este post, mencionando algo que o Tetê nos ensinou há algum tempo e faz parte da sua filosofia de vida, “Esta vida é boa demais!”.
Aqui o link direto para obtenção do livro:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *