Anunciados semana passada, publicados ontem, os livros das regras para Tóquio foram divulgados ontem pelo Comitê Tokyo 2020 e em parceria com o Comitê Olímpico Internacional e Comitê Paralímpico Internacional. Os Playbooks Tokyo 2020 são a primeira versão das orientações para os participantes dos Jogos e nos cuidados e medidas que serão necessários por conta da Pandemia do Coronavírus.

Após ler com atenção, abaixo relaciono alguns pontos importantes do material que foi distribuído a todos os 206 comitês olímpicos nacionais:

1o) Os Playbooks não tem nada de “especial”, no fundo, são medidas sanitárias, muitas já aplicadas e impostas ao redor do mundo por diferentes países. É o chamado trivial, mas necessário, ainda mais em tempos de tanto negacionismo.

2o) Um fato positivo foi ter publicado um material que já prevê a aplicação tanto para os Jogos Olímpicos como Paralímpicos, esta aproximação dos dois eventos sempre me parece ser benéfica para organização e eventos.

3o) Os Playbooks, inicialmente, são apenas para os mais de 15 mil atletas e as respectivas delegações nacionais, ainda não se fala, nem se aplica, ao público, que permanece uma dúvida a ser definida em breve.

4o) Todo o sistema de controle e monitoramento dos participantes vai começar 14 dias antes da viagem para o Japão, segue com os 14 dias de “auto isolamento” na chegada e ainda durante a disputa.

5o) Não será exigida a vacina para os atletas, mas testes antes de chegar ao Japão, na chegada e durante a Olimpíada são obrigatórios.

6o) A única punição prevista nos Playbooks para quem desrespeitar as orientações é “perda da credencial”. Não dá detalhes se existe advertência, ou outro tipo de alerta.

7o) A maior novidade no Playbook é o aplicativo COCOA, Contact Confirming Application, desenvolvido pela Microsoft, vai ser a forma de controle para evitar uma possível disseminação do vírus. O aplicativo deverá ser baixado por todos os participantes, que terão todas as suas informações incluídas. O aplicativo já deverá estar rodando antes da chegada dos atletas ao Japão.

8o) Esta não é a versão final dos Playbooks. Atualizações estão previstas para abril e junho, e vão depender diretamente do avanço ou controle da Pandemia no Japão e globalmente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário