No anúncio do calendário de 2021 pela CBDA, uma novidade, a volta do Troféu Open que estava ausente do calendário nacional há duas temporadas. Ainda sem detalhes completos, a intenção é fazer um grande evento para fechar o ano dos esportes aquáticos combinando algumas ações.
Para o novo Open, a CBDA escolheu levar o evento para Recife, no recém re-inaugurado Parque Aquático Santos Dumont, nos dias 2 a 5 de dezembro. Ainda sem programação e regulamentos definidos, CBDA pretende discutir com o Conselho Técnico de Alto Rendimento para encontrar a fórmula ideal para este novo formato de competição.
O Troféu Open foi criado pela CBDA em 2005 e disputado sempre ao final da temporada até 2018. Na última edição, em Porto Alegre, dezembro de 2018, Fernando Scheffer, voltando do Campeonato Mundial de Piscina Curta, quebrou o recorde sul-americano dos 200 metros nado livre.
O recorde, entretanto, que mais ficou marcado pelo Open são dois recordes mundiais batidos na competição:
Kaio Márcio nos 50 metros borboleta na primeira edição do Open em 2005.
E Cesar Cielo e seus 20.91 nos 50 metros livre do Open de 2009.
O Pinheiros, primeiro campeão do Open em 2005, é o maior vencedor do Troféu Open com 11 títulos seguido de longe pelo Minas com três conquistas.
Coach, três brasileiros absolutos por ano não é muito? Porque eles não seguem a lógica dos brasileiros de categorias um nacional encerrando o primeiro semestre e o outro encerrando o ano, troféu Brasil junho e Finkel em dezembro