A natação brasileira tem conseguido algo mais do que qualquer outra nação no mundo. Nossos atletas de alto rendimento tem conseguido se manter por mais tempo no esporte em carreiras prolongadas e sempre com performance. Este ponto será o tema do 16o Encontro Nacional de Técnicos de Natação a ser realizado de forma virtual de 11 a 13 de março.

Os segredos de como estender sua carreira, mantendo o alto rendimento em resultados de alta performance. É algo que precisa ser discutido e será de grande valia para a comunidade aquática nacional. Para isso, a organização reuniu três dos maiores nomes da natação brasileira Nicholas Santos, João Luiz Gomes Jr. e Guilherme Guido, além dos respectivos treinadores Felipe Domingues, Tiago Moreno e André Ferreira (Amendoim).

Nicholas Santos faz 41 anos de idade três dias após a sua palestra. Duas vezes campeão mundial, o mais velho campeão mundial da história, atual recordista mundial de piscina curta dos 50 metros borboleta segue melhorando seus tempos e foi um dos maiores destaques da temporada na ISL do ano passado. Seu treinador, Felipe Domingues, faz um trabalho individualizado em São Paulo, com diferentes nadadores e em diferentes provas conseguindo tirar o melhor de seus atletas em trabalho específico.

Aos 35 anos de idade, João Luiz Gomes Jr. foi o melhor resultado individual do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Medalhista dos 50 metros peito nos dois últimos Campeonatos Mundiais, prata em Budapeste 2017 e bronze em Gwangju 2019, é outro nadador que segue quebrando paradigmas em melhoras constantes de suas marcas. Seu treinador Tiago Moreno é o responsável pelo trabalho dos nadadores de peito e borboleta no Pinheiros e também responsável pelo treinamento de Felipe Lima, outro veterano e medalhista mundial.

Guilherme Guido fará 34 anos de idade no dia de sua palestra no Encontro. Recordista sul-americano de piscina curta e longa nos 100 metros costas, finalista do Mundial de Gwangju em 2019, Guido foi o maior vencedor do Brasil em duas temporadas de ISL. Seu trabalho é comandado por André Ferreira, o Amendoim, que ainda treina outros nadadores de meia distância no Pinheiros.

O Encontro dos Treinadores de 2021 chega ao seu 16o ano e pela primeira vez terá um formato virtual e irá discutir de forma específica os fundamentos e valores a serem trabalhados no sentido de prolongar as carreiras de seus atletas, de forma específica alcançando resultados e melhores de tempos mesmo nas idades mais avançadas. É um fenômeno do Brasil, beneficiado pelo sistema clubístico, mas cientificamente planejado e desenvolvido por estes treinadores e executados de forma brilhante por estes atletas.

Hoje, a partir das 20 horas, no Instagram da Swim Channel, o Coach Alex Pussieldi faz uma Live com o Coach Alexandre Indiani, criador do Encontro para detalhar os temas e como irá funcionar a edição deste ano. Fique ligado no perfil do Instagram da @swimchannel

 

 

 

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário