No último dia 1o de março, Márcio Latuf completou 34 anos como head coach da Unisanta. Não é o treinador com mais tempo no mesmo clube da natação brasileira, perde para Domingos Ferreira que comanda a natação do Clube do Remo em Belém do Pará há 52 anos e dos 40 anos de Laurindo Dumbra a frente do Clube Libanês, em Vilha Velha no Espírito Santo. Porém, Latuf comanda um dos principais clubes da modalidade no país, equipe que assumiu como um clube em desenvolvimento e foi transformado numa potência da aquática nacional.
Latuf deixa a Unisanta e parte para uma nova fase da carreira. Vai investir no seu lado pessoal, uma assessoria e uma forma de continuar contribuindo para o esporte brasileiro de uma outra maneira.
Nascido em Ribeirão Preto, em 8 de junho de 1956, Latuf foi, junto com os irmãos, nadadores de destaque na Sociedade Recreativa Ribeirão Preto. De lá, teve uma passagem pela Hebraica onde treinou com o técnico americano Richard Powers. Latuf voltou a Recreativa para iniciar a carreira de técnico e o fez junto com a Faculdade de Educação Física na UNAERP.
Depois de Recreativa, Latuf passou pelo Botucatuense até chegar ao Pinheiros. No principal clube da natação paulista chegou como treinador juvenil e saiu como técnico principal. Em 1987, encarou o novo desafio para tomar a frente da equipe de natação do Colégio Santa Cecília, a equipe que anos depois viraria Unisanta.
Em 1996, o primeiro título nacional, campeão brasileiro juvenil na piscina do Clube do Golfinho, em Curitiba. Diversos campeões brasileiros, sul-americanos, recordes e conquistas nacionais e internacionais. Latuf já estava na Seleção Brasileira como treinador desde 1986 e esteve em duas Olimpíadas, três Jogos Pan Americanos, dez Campeonatos Mundiais, uma Olimpíada da Juventude.
NOTA DA BEST SWIMMING:
Márcio Latuf é o “velho” mais jovem da natação brasileira. Ninguém é capaz de adivinhar ou nem chegar perto de quantos anos ele tem. Isso graças a um espírito que lhe mantém jovem e transmite energia positiva. Latuf é pura energia, motivado e acima de tudo determinado. Todas conquistas nestes anos de Unisanta tem um simbolismo enorme de seu trabalho. Que consiga seguir contribuindo para a natação brasileira pois Latuf é muito importante para o esporte em nosso país.
Sucesso na nova jornada Márcio!
Tive a o honra de conhecer esse cara , sussesso na nova empreitada professor.