As fronteiras dos Estados Unidos estão fechadas para os brasileiros (e pessoas saindo do Brasil) desde o dia 24 de maio de 2020. Desde então, tem sido um martírio e longas novelas para os atletas-estudantes impedidos de viajar, tirarem seus vistos e participar das temporadas competitivas do NCAA.

Na época da restrição em maio do ano passado, uma Ordem Executiva do Governo Donald Trump anunciava a restrição de viagens aéreas do Brasil se juntando a outros países que já estavam sobre esta imposição (China, Grã-Bretanha, Irlanda).

O que chamava a atenção na época, era que o Brasil, diferente dos outros países, tinha menos casos e mortes, mas mesmo assim entrou nesta lista de proibições. Não faltaram manifestações de pessoas ligadas ao Governo tentando justificar a medida, já que o Brasil também impunha restrições de entrada no país.

Embora as fronteiras do Brasil foram reabertas em julho de 2020 e até hoje permanecem as restrições dos brasileiros nos Estados Unidos. Donald Trump ainda tentou revogar a medida nos seus últimos dias de Governo, mas antes que a revogação da Ordem Executiva entrasse em vigor, o novo Presidente Joe Biden não só manteve como incrementou novas restrições de viagens internacionais aos Estados Unidos.

Estudantes-atletas brasileiros tiveram que driblar estas restrições. Desde o ano passado, dezenas deles fizeram a quarentena obrigatória (14 dias) em algum país sem restrição antes de chegar aos Estados Unidos. Aqui, algumas universidades ainda exigiram mais 10 dias de isolamento sem poder atender as classes e/ou treinamentos.

Um novo problema se adicionou a esta alternativa pois alguns destes destinos acabaram fechando as fronteiras para o Brasil também. Casos de México, Chile e Panamá, que vinham sendo as opções mais utilizadas.

Fora o problema da viagem, ainda tem as questões imigratórias. As embaixadas e consulados dos Estados Unidos reduziram muito o número de vistos e entrevistas. Muitos destes estudantes demoram meses para conseguir suas entrevistas, quase sempre múltiplas vezes canceladas. A opção aqui acabou sendo tentar uma entrevista em uma embaixada no exterior, tamanha a dificuldade para se conseguir isso no Brasil.

Em 20 dias começa a Seletiva Olímpica da natação do Brasil e novos problemas a vista para os atletas-estudantes brasileiros. Aqueles que conseguiram chegar nos Estados Unidos para estudar e treinar, correm o risco de ir para o Brasil e não conseguirem voltar.

Dificuldade nos vôos, encontrar países para a quarentena e renovação de visto são alguns dos problemas que podem dificultar e até impossibilitar a viagem de alguns destes nadadores.

Problemas da Pandemia, incrementados pelo Brasil…

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário