28 PROVAS, ÍNDICES A, SÓ FINAL
Serão seis dias de competição, eliminatórias pela manhã, finais na parte da tarde. Apenas final A e somente os tempos da final serão considerados para classificação olímpica. Os dois primeiros classificados que obtiverem estas marcas estão classificados. Veja o boletim de convocação aqui:

https://sge-aquaticos.bigmidia.com/_uploads/boletim/o_1etff0l8n1ag47ghre719ecq7tf.pdf

EMPATE PELAS VAGAS
Se dois, ou mais nadadores, empatarem na final, e ambos estiverem na disputa pelas vagas olímpicas, o primeiro critério do desempate será o tempo das eliminatórias, se persistir o empate, será marcado uma nova disputa entre os dois ou mais nadadores envolvidos.

REVEZAMENTOS
Quatro revezamentos terão tomada de tempo (4×100 livre, 4×200 livre e 4×100 medley femininos, 4×100 medley misto) reunindo os melhores nadadores durante a Seletiva nas respectivas provas. Estas tomadas de tempo irão o tempo que precisa estar entre os 4 primeiros tempos da repescagem mundial até o dia 31 de maio. Além disso, existe um limite de atletas “replay-only” determinados pela FINA. Esta combinação é determinada pelo total de revezamentos que o Brasil terá na Olimpíada, na seguinte proporção 1 revezamento 2 nadadores extras, 2 revezamentos 4 nadadores extras, 3 revezamentos 6 nadadores extras, nesta proporção até o máximo de 6 ou 7 revezamentos 12 revezamentos extras.

TRANSMISSÃO E PÚBLICO
Canal Olímpico e TV CBDA transmitem todas as etapas eliminatórias e finais na plataforma digital além de pré e pós-show com entrevistas e análises. Na TV, a Band Sports vai transmitir todos os seis dias de finais. Está proibido todo o acesso de público e familiares ao evento, somente os atletas e as respectivas comissões técnicas das equipes participantes.

TAMANHO DA EQUIPE
Uma equipe olímpica da natação pode até ter um máximo de 52 nadadores, 26 de cada sexo. A maior equipe olímpica da natação brasileira foi nos Jogos do Rio 2016 com 33 nadadores. Em Olimpíadas fora do Brasil, a maior delegação brasileira foi Beijing com 22 atletas. Projeção do COB/CBDA é de 20 nadadores para Tóquio, a Best Swimming aponta que tal número pode chegar até 28 classificados.

BRUNO FRATUS
Por decisão da CBDA e COB, Bruno Fratus tomou seu tempo no TYR Pro Swim Series marcando 21.80 nos 50 metros nado livre. Pelo regulamento da Seletiva, ele será confirmado como classificado se seu tempo ficar entre os dois melhores da prova nos resultados da final. Caso dois atletas nadarem abaixo de 21.80 na final, Fratus estaria fora da Seletiva.

TREINADORES
O COB ainda não indicou qual será o número de treinadores que irá acompanhar a Seleção Brasileira em Tóquio. Os profissionais serão convocados pelo ranking mundial de 1o de janeiro de 2019 a 31 de maio de 2021 considerando apenas dois atletas por país.

3 respostas
  1. Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira says:

    Coach; li no swim swam (ou usaswimming) que além do Bruno outros 7 nadadores não irai ao ML por Covid, e fariam as tomadas em junho. Procede?

  2. Bruno
    Bruno says:

    Acho que o certo seria Bruno Fratus nas mesmas condições (clima,piscina) daqui, junto com os demais atletas. Mas talvez seja implicância da minha parte.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário