Começa nesta terça-feira, e por três dias, no Tribunal da Corte Suprema do Esporte CAS/TAS, desta vez sem transmissão via internet e toda feita de forma virtual acontece o segundo julgamento do caso Sun Yang. O nadador chinês foi julgado em 15 de novembro de 2019 e suspenso por oito anos em decisão anunciada em fevereiro de 2020. Em dezembro, a Corte Suprema da Suíça anulou o primeiro julgamento indicando que um dos juízes teria demonstrado “não parcialidade” por suas postagens anti-China em suas redes sociais.
O novo julgamento inicialmente anunciado para quatro dias terá três dias de deliberação de 25 a 27 de maio. É o único julgamento de todos os programados pelo CAS/TAS até o final de junho com três dias. A complexidade do caso e, principalmente, o interesse da mídia, faz deste um dos mais importantes julgamentos de doping da história.
O CAS/TAS não só mudou o juiz italiano Franco Frattini, que foi afastado pelas postagens de críticas a crueldade contra os animais pela China, mas formou um novo painel completo de três juízes:
* Hans Nater da Suíça, será o presidente do julgamento
* Jan Paulsson da França
* Bernard Hanotiau da Bélgica
Sun Yang está sendo julgado por ter destruído as amostras de sangue e se recusado a fazer a coleta de urina em teste anti-doping surpresa em sua residência em setembro de 2018. Na época, ficou configurado que os fiscais de controle não apresentaram a documentação adequada. Inicialmente, Sun Yang foi apenas advertido pela FINA, mas a WADA apelou e levou o caso para o CAS/TAS onde o chinês foi suspenso por oito anos.
O nadador responde as mesmas acusações que lhe foram impostas no julgamento de novembro de 2019, mas terá a oportunidade de apresentar nova estratégia de defesa. No primeiro julgamento, a defesa de Sun Yang teve inúmeros problemas com relação a tradução de suas falas e testemunhas deixando toda a sessão bastante confusa.
O caso de Sun Yang será julgado antes da Olimpíada, mas ainda é muito difícil cravar que o resultado saia antes da competição. Normalmente, julgamentos do CAS/TAS tem resolução em 90-120 dias em média. O primeiro julgamento teve resultado publicado em 105 dias.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!