A Pandemia bagunçou por completo o calendário nacional e internacional do ano passado. Não tivemos Finkel em 2020, a competição estava marcada para Guaratinguetá e seria Seletiva para o Mundial de Piscina Curta. A Pandemia cancelou o Finkel e também o Mundial de Curta que passou para este ano. Com isso, a última vez que tivemos a disputa do Troféu José Finkel foi em 2019, e foi em piscina longa, no Clube Curitibano. O evento seria Seletiva para o Sul-Americano Absoluto de 2020, mas como o Sul-Americano também foi cancelado, a Seleção acabou sendo tirada do Troféu Brasil no final de 2020 para a competição continental que só foi acontecer em 2021.

Por questões técnicas internas, e a sobreposição de competições com Mundial de Gwangju e Jogos Pan Americanos, o Pinheiros abdicou de mandar seu grupo completo para o Finkel 2019. Bom para o Minas Tênis Clube que não só voltou a vencer a competição depois de cinco anos como conseguiu um resultado impressionante de 21 medalhas de ouro. Todos os demais clubes participantes juntos somaram 20 medalhas de ouro.

 

Homenagem ao time do Curitibano do Torféu José Finkel 1989

 

O Finkel 2019 também foi marcado por uma belíssima homenagem que o Clube Curitibano decidiu fazer reunindo a equipe do clube que participou do Troféu José Finkel de 1989. O grupo foi homenageado numa premiação simbólica de campeão da competição 30 anos depois. O Finkel de 1989 foi interrompido quando faltava apenas uma etapa da competição por conta de um caso de meningite. O clube liderava e era favorito para levar o título que seria inédito para a natação do clube.

 

 

Etiene Medeiros do SESI SP com 24.95 nos 50 metros nado livre e Marco Antonio Ferreira Junior do Minas com seus 48.48 nos 100 metros nado livre foram os dois melhores índices técnicos do Finkel 2019. Competição teve poucos recordes, apenas quatro novas marcas de campeonato, incluindo os 50 livre de Etiene, mais os 800 livre de Guilherme Costa do Minas 7:59.34 e os 100 peito de Julia Sebastian do Minas 1;08.05.

 

Os melhores dos melhores do Finkel 2019

 

No final da competição, uma vantagem expressiva de pontos para o Minas campeão 2.824,5 pontos deixando o Corinthians em segundo e o Pinheiros com uma equipe reduzida em terceiro.

A Best Swimming na época escolheu assim o Top 10 do Finkel 2019:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário