A Speedo Internacional publicou nesta segunda-feira um comunicado indicando que cortou relações com o nadador russo Evgeny Rylov por conta da sua participação na manifestação que aconteceu no Luzhniki Stadium, em Moscou, em favor da invasão da Ucrânia. O grande show praticamente lotou o estádio Grand Sports Arena de Luzhniki Olympic Center, local que recebeu a final da Copa do Mundo de Futebol de 2018. Sob o comando de Vladimir Putin, o evento foi um endosso de suas ações militares na Ucrânia e Rylov foi um dos oito atletas olímpicos do país presente ao evento:
* Alexander Bolshunov
* Arina and Dina Averina
* Evgenia Tarasova
* Evgeny Rylov
* Nikita Katsalapov
* Victoria Sinitsina
* Viktoriia Listunova
* Vladimir Morozov
Rylov é integrante das forças militares da Polícia Moscow Oblast em Lobnya, onde ocupa o cargo de sargento. Eleito como o Melhor Atleta do Ano em 2021, bi campeão olímpico vencendo os 100 e 200 costas, Rylov esteve pelo menos três vezes com o Presidente Putin no ano passado. Fora isso, ainda compartilhou por diversas vezes imagens e vídeos dos seus encontros e visitas ao mandatário russo.
A Speedo publicou o seguinte comunicado sobre o rompimento do contrato do nadador:
Além disso, a FINA já emitiu um comunicado repreendendo o nadador por ter participado do evento em Moscou. A Rússia, junto com Belarus, estão suspensas das competições FINA, autorizadas apenas de participação sob bandeira neutra, sem nome, hino ou bandeira. Mesmo assim, existe uma pressão internacional enorme que pede a suspensão por completo do país e atletas. O Blog do Coach já informou que pelo menos três países já anunciam um possível boicote pela presença russa em eventos da FINA (link).
Veja o vídeo da manifestação em suporte a invasão da Ucrânia no Estádio Luzhniki:
É um patinador, não é o nadador.
E sobre o Vladimir Morozov que também participou, porque ninguém fala nada dele.
Os dois estão errados e os dois deveriam ser punidos pela FINA.
Ucranianos sendo ]MASSACRADOS, famílias seoaradas à força, hospitais, creches, museus, escolas, igrejas sendo BOMBARDEADAS e esse TIRANO SANGUINÁRIO do Putin e seus atletas olímpicos COMEMORANDO O MASSACRE DOS UCRANIANOS!!!
A FINA tem que ser mais rígida, pois competir SEM HINO E SEM BANDEIRA não é punição, é CONIVÊNCIA!!!
FINA siga o exemplo da Federação de Atletismo, por favor, para o BEM DA HUMANIDADE!