Swimming Victoria é uma das federações estaduais da Austrália e é a primeira a entrar nesta nova tecnologia. Um acordo foi feito com a Sony através da plataforma Hawk-Eye que faz o controle de cronometragem por vídeo eliminando por completo a necessidade do uso de cronometristas e até placar eletrônico.
O novo sistema já foi utilizado no Campeonato Estadual de Victoria entre os dias 10 a 14 de março com a instalação de nove câmeras, sendo cinco subaquáticas e outras quatro aéreas. O sistema todo é operado numa mesa com quatro telões, sendo dois em transmissão ao vivo e dois no sistema de vídeo tape. De forma automática, os tempos são aferidos pelo sistema.
A parceria entre a Federação e a tecnologia ainda está funcionando de forma experimental, mas pode representar uma nova linha na tecnologia de controle de competição para a natação.
O sistema de vídeo no esporte competitivo começou em 1985 quando as partidas de futebol americano da NFL incluíram o sistema de “Video Review”. Na natação, o NCAA colocou como regra desde 2019 o uso da linha de 15 metros nas saídas e viradas sendo apurados por um sistema de vídeo.
Desde 2020, faz parte das regras da FINA a inclusão do VAR para os Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. O sistema já estava em teste desde 2011 e foi importado da USA Swimming que desde 2008 aplica nos Campeonatos Nacionais e nas Seletivas Olímpicas.
Link do sistema no site da Sony:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!