Não foi recorde mundial, mas foi a melhor performance de 100 metros nado livre já feito na história do esporte paralímpico. Foi ontem, última prova do programa, revezamento 4×100 metros nado livre misto, classe S14. Gabriel Bandeira abriu para o Brasil marcando 50.61 depois de passar com 24.27 e voltando com 26.34.
Não foi recorde das Américas que ainda é dele com 51.60 feitos na mesma piscina no Europeu no ano passado, nem recorde mundial que ainda é do britânico Reece Dunn com 51.52 feitos no Open de Berlim em 2019. Acontece que a natação paralímpica tem suas próprias regras, mas segue também as regras da FINA.
Revezamentos mistos não podem ser considerados para efeito de recorde mundial. Esta discussão é antiga, e começou lá trás em 2007, quando Libby Trickett quebrou o recorde mundial dos 100 livre feminino nadando ao lado de Michael Phelps. Segundo a FINA, ter um homem como referência seria uma vantagem. Desde então, recordes não são computados e nem aceitos.
Nada disso, entretanto, diminui a qualidade do resultado. Nadar 100 livre para 50.61 fez de Gabriel Bandeira o nadador mais rápido da história da natação paralímpica. A marca supera o recorde da classe S10, onde existe o menor grau de deficiência funcional onde o ucraniano Maksim Kripak nadou para 50.64 para ganhar o ouro em Tóquio no ano passado. Também supera o fantástico tempo do nadador de Belarus Ihar Boki na classe S13, a que tem menor grau de deficiência visual, e seus 50.65 feitos no Europeu de 2018.
A Seleção Brasileira, e em especial o treinador Alexandre Vieira, ficaram bastante entusiasmados com o resultado de Bandeira. Entretanto, mesmo faltando mais três dias de Mundial, não temos a prova dos 100 livre no programa da Ilha da Madeira, nem foi disputada nos Jogos Paralímpicos no ano passado. As provas são estabelecidas ou “abertas” quando se completa um determinado número de participantes. Independente disso, a próxima vez que Gabriel Bandeira pular na água o caminho para o recorde mundial parece estar a caminho.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!