A medalha de prata de Nicholas Santos apenas ampliou todos os recordes e conquistas que o nadador de 42 anos de idade tem acumulado em sua belíssima carreira. A final de ontem, embora tivessem nadadores de sete diferentes nações, uma torcida especial para o brasileiro era unanimidade. O animado e sempre muito barulhento público na Duna Arena, ainda mais com a presença de um húngaro na prova, recebeu Nicholas com muitos aplausos.
Assim que saiu o resultado, Nicholas com a medalha de prata garantida, todas as agências internacionais de notícia destacavam que pela primeira vez tínhamos um nadador com mais de 40 anos ganhando medalhas em campeonatos mundiais de natação, em piscina longa. E Nicholas tem 42!
Aliás, desde 2015, ele tem atualizado a estatística do nadador mais velho da história a ser medalhista mundial. Esta estatística, entretanto, terminou ontem. Nicholas com seus 22.78 levando a prata atrás apenas de Caeleb Dressel, campeão com 22.57, e a frente de Michael Andrew, bronze com 22.79, fechou a sua carreira em piscina longa.
E que carreira!
São oito campeonatos mundiais de longa, e quatro medalhas, três pratas e um bronze, todas nos 50 metros borboleta. Com quatro medalhas na prova, nenhum outro nadador subiu tantas vezes ao pódio nesta prova desde que entrou no programa do Mundial em Fukuoka, em 2001. Que mais chega perto é Ian Crocker com três medalhas de prata.
Em Mundiais de Curta, Nicholas não é o maior medalhista, o sul-africano Chad le Clos e o britânico Mark Foster lideram a lista com quatro medalhas, enquanto o brasileiro aparece em segundo com três medalhas. Entretanto, na soma dos pódios dos 50 borboleta de piscina curta e longa, Nicholas chega a sete medalhas deixando Foster, já aposentado em segundo, com cinco medalhas e Le Clos e Ian Crocker em terceiro lugar com quatro. Independente de ganhar medalha ou não no Mundial de Piscina curta de dezembro, sua última competição da carreira, Nicholas vai se aposentar como o maior medalhista da história dos 50 borboleta.
A competição marcada para 13 a 18 de dezembro, em Melbourne, na Austrália, será a despedida oficial das piscinas para Nicholas, e será seu 18o Mundial. Com os 17 que ele chegou agora, oito de longa e nove de curta, ele igualou a sueca Therese Alshammar como os maiores participantes de Mundiais combinados (curta e longa). Em dezembro, entretanto, ele vai se isolar fazendo ainda mais história.
Veja a lista de todas as medalhas e tempos de Nicholas Santos nos 50 metros borboleta em Campeonatos Mundiais:
Piscina longa
2015 – 2o 23.09
2017 – 2o 22.79
2019 – 3o 22.79
2022 – 2o 22.78
Piscina curta
2012 – 1o 22.22
2014 – 2o 21.95
2018 – 1o 21.81
Total 7 medalhas, 2 ouros, 4 pratas, 1 bronze
Maiores medalhistas dos 50 metros borboleta em piscina longa
Nicholas Santos 4 medalhas
Ian Crocker 3 medalhas
Cesar Cielo, Caeleb Dressel, Matt Targett, Roland Schoeman, Andy Govorov 2 medalhas
Maiores medalhistas dos 50 metros borboleta em piscina curta
Chad Le Clos e Mark Foster 4 medalhas
Nicholas Santos 3 medalhas
Maiores medalhistas dos 50 borboleta somando longa e curta
Nicholas Santos 7 medalhas
Mark Foster 5 medalhas
Chad Le Clos e Ian Crocker 4 medalhas
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!