Quinto tempo do último Campeonato Mundial, estes foram os índices anunciados hoje pela CBDA para compor a Seleção Brasileira que irá disputar o Campeonato Mundial de Piscina Curta em dezembro, na cidade de Melbourne, na Austrália.

O boletim 136/2022 (link) traz em detalhes os critérios indicando que as marcas exigidas são iguais ou menores ao quinto lugar do Mundial de Abu Dhabi, no ano passado. No boletim também é mencionado “em havendo viabilidade financeira (*)” que indica o condicionamento da convocação da equipe pela restrição de verba.

O Mundial de Piscina Curta em 2022 não fazia parte do calendário FINA na temporada passada, quando da definição do orçamento para esta temporada. Mesmo assim, a CBDA garante a presença de uma representatividade brasileira, mesmo sem anunciar o número mínimo de atletas.

Nos critérios anunciados hoje também é mencionado a convocação do melhor revezamento masculino e melhor feminino que seria formado pela soma dos quatro tempos dos atletas na disputa do Troféu José Finkel e selecionados de acordo com aquele que apresentar melhor posicionamento no último Campeonato Mundial.

Veja aqui os critérios anunciados pela CBDA:

https://sge-aquaticos.bigmidia.com/_uploads/boletim/o_1ga6mh65p5itego1k2da741qnmb.pdf