Uma escalada e tanto para o jovem gaúcho Gutavo Rasia, natural de Caxias do Sul, e que aos 29 anos de idade ocupa uma emergente posição de treinador de clube nos Estados Unidos. Depois de trabalhar como técnico da equipe Pranadar da sua cidade natal, Rasia veio para uma experiência nos Estados Unidos.

 

 

Foram vários swim camps até assumir uma posição de treinador das categorias de base da Azura Aquatics, um dos principais clubes de natação do Sul da Flórida. De 2018 para cá, Rasia e seus nadadores conseguiram resultados impressionantes.

Atualmente é o treinador da equipe principal do clube que está listado como um dos Centros de Treinamento da FINA recebendo todos os anos diversos nadadores internacionais nos Estados Unidos. A experiência é enorme em poder atuar e trabalhar com atletas de todas as partes do mundo em busca de resultados de alta performance, e também ingressar no sistema universitário americano. Uma recente estatística da Azura Aquatics, indica que foram mais de 200 recordes nacionais batidos desde 2020 por atletas integrante do programa.

No ano passado, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, eram 12 nadadores e com destaque para Julimar Ávila de Honduras, atleta de Rasia e que chegou a semifinal inédita e histórica dos 200 metros borboleta. No final de 2021, ele foi indicado head coach da Seleção Peruana e esteve no Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Abu Dhabi.

 

Gustavo e todos os atletas da Azura no Mundial de Abu Dhabi

 

Muitas outras conquistas nos eventos continentais com diversos campeões sul-americanos de categoria e absoluto, além do Pan Americano Júnior e dos Jogos Sul-Americanos da Juventude.

Com o perfil formador, mas sempre focado no trabalho de alto rendimento, Rasia nestes quatro anos de Estados Unidos conseguiu que vários de seus atletas chegassem a algumas das principais universidades americanas da Divisão I e II do NCAA, com bolsa de estudo baseado em seus resultados e performances.

 

 

Na borda da piscina, Gustavo Rasia atua com outros nomes conhecidos da natação internacional como o treinador cubano-brasileiro Omar Gonzalez, o técnico duas vezes olímpico Gianluca Alberani e o venezuelano Ricardo Monastério.

O programa da Azura Aquatics tem sido o mais efetivo programa de natação senior do sul da Flórida acumulando a conquista das principais disputas regionais nos últimos anos e com Gustavo Rasia segue na preparação de um grupo de atletas rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

Equipe da Azura

Recentemente, com o anúncio dos fortes índices estabelecidos pela FINA, o próprio Coach Rasia estabeleceu novos parâmetros de trabalho e objetivos, afim de classificar o maior número possível de nadadores para a Olimpíada. Até mesmo as novas restrições para os critérios de Universalidade, intensificaram a necessidade de um trabalho ainda maior de qualidade e melhores performances.