Outra, sim mais uma pancada nas águas abertas.

Já não bastava ser a modalidade que terá a maior redução de % de atletas (12%) no programa olímpico de Paris 2024.

Não basta ser a única modalidade da FINA que tem uma competição cancelada por completo em 2022. Sim, o FINA Grand Prix de Águas Abertas é o único evento de todo calendário FINA que não será realizado este ano.

Isso sem falar na proposta Mandrake de oferecer oportunidade para atletas classificados para os 800 e 1500 livre nos Jogos de Paris poderem nadar a prova dos 10 quilômetros do programa olímpico sem ter de passar por nenhuma classificatória.

Para completar a fase de “prestígio” das águas abertas, a FINA decidiu remover a prova dos 25 quilômetros do Mundial. Isso é um desejo antigo e que há algum tempo vinha sendo discutido.

Na opinião dos que apoiam a retirada, indicam “muito demorada, sem atrativos, difícil de transmissão e baixa participação”. Para os que defendem os 25K (incluindo este que vos escreve), a Ultramaratona é uma prova desafiadora, com um público distinto e atletas que se especializam neste tipo de esforço, além de ser a prova “pioneira” das águas abertas nos Mundiais.

A verdade é que “a batalha está perdida”. Pobre águas abertas…