Dave Durden está no seu 16o ano no comando da equipe masculina da Universidade da Califórnia. Desde o ano passado, entretanto, por conta do afastamento da Head Coach da equipe feminina Tery McKeever, Durden assumiu também o programa feminino. Com isso, de acordo com o site americano SwimSwam, Durden estaria recebendo um total de 380 mil dólares anuais, cerca de 2 milhões de reais.

 

 

O salário “normal” de Durden era de 270 mil dólares, mas com o acúmulo de funções ele chegou a um adicional de 110 mil dólares. Estes valores ainda ganham outros tipos de benefícios, todos devidamente discriminados em contatos:

Premiações adicionais BONUS AMOUNT
Pac-12 Coach of the Year $2,000
National Coach of the Year $3,000
Coach Named to Olympic or World Championship coaching staff $3,000
Student-Athlete named to Olympic or World Championship team $2,000
Per individual American or World Record broken $3,000
Team wins Pac-12 Championship $4,000
Per individual or relay NCAA title $2,000
Team finishes top 4 at NCAA Championships $13,000
Team finishes in top 2 at NCAA Championship $12,000
Team wins NCAA Championship $10,000

 

Com 380 mil dólares anuais, Durden iguala o salário do recém aposentado, Jack Bauerle, que por mais de 40 anos esteve a frente da natação da Universidade da Geórgia. Com os bônus, e muitos são bem prováveis, Durden deve superar 400 mil dólares sem dificuldades nesta temporada.

Ele chegou a California Berkeley após uma rápida passagem pela Universidade de Maryland, onde foi seu primeiro emprego de head coach. Antes ele era auxiliar de David Marsh numa carreira muito vitoriosa na Universidade de Auburn. Atualmente, Marsh é seu treinador assistente na Cal ganhando cerca de 120 mil dólares.

Desde a sua chegada a California, a pior colocação que a equipe ficou no NCAA foi quarto lugar, sua primeira temporada. Depois disso, nunca saiu do primeiro ou segundo lugar, são cinco títulos nacionais e sete vice campeonatos. Durden durante estes anos foi escolhido como o treinador do ano do NCAA por seis vezes.

Quando nadador, Durden era especialista nos 200 borboleta, mas como técnico seus melhores resultados tem sido nas provas de velocidade. Chegou a Seleção Americana Principal pela primeira vez em 2011, foi o treinador assistente do Team USA no Mundial de Shanghai. Depois foi Head Coach da Seleção Americana nos Mundiais 2015, 2017 e 2019.

Durden foi treinador assistente da Seleção Olímpica Americana no Rio 2016 e teve a sua primeira participação como Head Coach no time masculino de Tóquio 2020.

 

 

Bio do treinador Dave Durden na Universidade da Califórnia:

https://calbears.com/sports/mens-swimming-and-diving/roster/coaches/david-durden/4157

 

Alguns vídeos com Dave Durden: