Para começar, nem Mundial tem ainda, isto porque a World Aquatics ainda fecha os últimos detalhes para o anúncio da 9a edição do Campeonato Mundial Júnior. Mesmo assim, a CBDA, por antecipação, e em decisão elogiável, já decidiu, “se tiver Mundial, estes são os critérios”.

O Mundial Júnior é um evento bi-anual organizado pela World Aquatics desde 2006, quando Rio de Janeiro recebeu a primeira edição. A partir de sua terceira edição, em 2011, o evento passou a ser realizado nos anos ímpares evitando o confronto com os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem nos anos pares (próxima edição Dakar, Senegal em 2026).

Aqui alguns detalhes e explicações sobre os critérios anunciados pela CBDA:
* 10 vagas a serem apuradas em Seletiva única, Troféu Brasil, em Recife, 30 de maio a 3 de junho.
* Somente serão consideradas os resultados das eliminatórias, já que muitos atletas podem não se classificar para a final, e a chance ficaria mais restrita para obter as marcas.
* Das 10 vagas, 2 já estão garantidas para o sexo feminino, seguindo uma linha de trabalho adotada pela CBDA e com apoio do COB no sentindo de incrementar o desenvolvimento da natação feminina do Brasil.
* 10 vagas é metade do número oferecido no Mundial Júnior de 2022, porém vale destacar que apenas 11 atletas conseguiram o índice no ano passado, os demais nove foram adicionados, mas sem obter o índice estabelecido pela CBDA.
* A faixa etária do Mundial Júnior é a mesma adotada desde o primeiro Mundial, 14 a 17 anos para as mulheres e 15 a 18 anos para os homens. Esta diferenciação feminino/masculino é adotada na Europa e foi implementada pela FINA já a partir da primeira edição.
* Para o Brasil, são nadadores das categorias Infantil II, Juvenil I, Juvenil II e Júnior I no feminino, Juvenil I, Juvenil II, Júnior I e Júnior II primeiro ano para o masculino.

Critérios da CBDA para convocação dos 10 atletas:
* Considerando apenas provas olímpicas, eliminatórias do Troféu Brasil.
* 10 melhores posicionados no ranking mundial júnior de 2022 considerando apenas dois nadadores por país. Este ranking será disponibilizado antes do início da competição.
* Em caso de empate entre dois ou mais atletas na posição do ranking, será considerada uma segunda prova olímpica para decidir quem fica com a vaga.

Boletim com os critérios publicados pela CBDA:
https://sge-aquaticos.bigmidia.com/_uploads/boletim/o_1gpanc75a1trmp6q11ll1lt616m6b.pdf