Um salto perfeito, 10, 10 e 10, o saltador colombiano Leonardo Garcia Varela fez história na forte Conferência Universitária Southeastern em College Station, no Texas. Representando a Universidade da Flórida, Garcia ficou com a medalha de bronze na prova da plataforma dos 10 metros e conseguiu o chamado “salto perfeito”, sonho e objetivo de todos os saltadores e feito inédito para um sul-americano nas competições universitárias americanas.

 

 

Este é o terceiro ano de universidade de Garcia que estuda cinema e fotografia na Flórida e está classificado para aquele que será sua terceira participação no NCAA. Em 2021, quando ainda defendia Universidade de Missouri ficou em 9o no trampolim de três metros e 15o na plataforma. Na temporada passada, já defendendo a Flórida, melhorou para 4o lugar na plataforma e 8o no trampolim de três metros.

 

A nível internacional, Garcia foi destaque no Campeonato Mundial Júnior disputado em Kiev, na Ucrânia, em 2021. Na época, ficou com a medalha de prata na prova da plataforma e bronze no trampolim de três metros. No ano passado, Garcia estava no time que foi ao Mundial de Budapeste e terminou em 22o lugar na plataforma e 11o no combinado.

 

 

Natural de Cali, capital do Departamento Valle del Cauca, na Colômbia, nasceu em 17 de maio de 2000 e estará em duas semanas disputando o NCAA Divisão I representando a Flórida que aparece entre as equipes favoritas para o título da competição que acontecerá em Minneapolis, na Universidade de Minnesota.

 

 

Desde a criação do “Destacado del Mes” pela CONSANAT, esta é a primeira vez que um saltador é reconhecido e Leonardo Garcia Varela é o primeiro colombiano premiado.