O bom resultado de Pan Zhanle chegando próximo do recorde chinês e asiático nos 200 metros nado livre que ainda pertence a Sun Yang nos faz revisar o caso Sun Yang.
O nadador segue suspenso pelo CAS/TAS por quatro anos e três meses em período que se iniciou em 28 de fevereiro de 2020 e vai até 28 de maio de 2024.
Sun Yang e seus 1:44.39 feitos na vitória do Mundial de Budapeste pode adicionar muito ao bom revezamento 4×200 metros nado livre da China que se vislumbra após a disputa da prova hoje no Campeonato Nacional em Hangzhou.
O resultado do Top 4:
Pan Zhanle 1:44.65
Wang Shun 1:45.71
Hong Jinquan 1:46.67
Zhang Ziyang 1:46.77
Yang também é dono do melhor parcial intermediário de 200 metros nado livre feitos no Mundial de Shanghai com 1:43.16.
A sua volta marcada para 28 de maio do próximo permite que ele consiga obter o índice olímpico até o dia 23 de junho, prazo final estabelecido pela World Aquatics. Somente resultados obtidos em competições reconhecidas pela AQUA servem como classificatória.
Um atleta suspenso por doping é proibido de treinar ou receber orientação de qualquer profissional ligado a Federação Nacional do país, seu Comitê Olímpico e até mesmo utilizar instalações oficiais e registradas como Centros Nacionais de Treinamento.
Este acesso aos profissionais e locais oficiais só é permitido a partir dos últimos 45 dias de sua suspensão. Mesmo suspenso, Sun Yang é passível de seguir sendo testado pelos controles feitos fora de competição.
Nem WADA, nem World Aquatics tem feito, ou conseguem fazer, o controle e supervisão de como os atletas suspensos seguem seus treinamentos, ainda mais num país como a China.