Primeiro domingo do Mundial de Fukuoka, 16 de julho foi de mais sol e desta vez sem chuvas, temperaturas entre 25 a 30 graus.

* Alemanha ganhou o segundo ouro das águas abertas. Depois de Leonie Beck no sábado, o domingo foi de Florian Wellbrock. Isso somado ao bronze de Oliver Klemet deu aos alemães três das seis vagas para os Jogos Olímpicos de Paris.

* As duas medalhas de ouro também marcaram um feito histórico para as águas abertas da Alemanha. Somadas todas as edições de Mundiais, a Alemanha agora soma 23 medalhas de ouro, mesmo número da Rússia líder histórica da modalidade em Mundiais.

* Saiu o start list provisório da natação para o Mundial. A lista publicada ainda pode sofrer mudanças, poucas, mas pode. Serão alguns cortes e muito dificilmente correções. O congresso técnico da natação acontece dois dias antes da natação começar, ou seja, 21 de julho.

* Australiano Kyle Chalmers que havia indicado que iria focar nos 100 livre e 100 borboleta na sua preparação, conseguiu a vaga na seletiva, mas abriu mão da prova e vai nadar apenas os 100 livre e os revezamentos em Fukuoka.

* Outra saída de prova australiana foi Mollie O’Callaghan que estava nos 100 costas pela seletiva, mas vai nadar apenas os 50 costas, e suas provas de livre 100 e 200 metros.

* Depois de Ana Marcela Cunha ontem, hoje foi o dia de premiar Gregorio Paltrinieri como Melhor das Águas Abertas do Mundo em 2022. Detalhe que tanto Ana Marcela, como Gregorio, terminaram em quinto lugar na prova dos 10 quilômetros.

* Cinco provas, cinco ouros para a China nos saltos ornamentais. E ainda tem mais uma prata e dois bronzes, totalizando oito medalhas. O Japão chegou a três ouros e um bronze e agora está a frente do Brasil na história dos Mundiais.

* Que belo resultado dos saltos ornamentais do México neste Mundial. A tradição da modalidade é gigante e até agora são três medalhas, duas pratas e um bronze. Ainda sobre o México, destaque para o jovem Paulo Strehlke Delgado, 17 anos de idade, 11o colocado na prova dos 10 quilômetros das águas abertas. O melhor latino americano da disputa.

* Amanhã, segunda-feira, é dia de folga para as águas abertas, mas na terça-feira é o dia mais movimentado da competição com as duas provas de 5 quilômetros, feminino as 8 da manhã e masculino as 10 horas.

* Provas feminina e masculina das águas abertas teve seis das 10 primeiras posições de nadadores da Europa. Um domínio histórico e que se mantém.

* Temos quatro das seis modalidades aquáticas em andamento no Mundial: nado artístico, saltos ornamentais, polo aquático e águas abertas.