Quinto dia do Campeonato Mundial de Fukuoka, e temos duas super potências até agora. A esperada China nos saltos ornamentais e um domínio impressionante da Alemanha.

* Os chineses ganharam todas as oito provas de saltos ornamentais até agora. São 10 medalhas, oito ouros, uma prata e um bronze. Os alemães ganharam todas as quatro provas de águas abertas até agora. São cinco medalhas, quatro ouros e um bronze.

* Como falta uma prova nas águas abertas, e a Alemanha é favorita para levar o revezamento 4×1500 metros, os alemães poderão fazer algo inédito na história dos esportes aquáticos: um país vencer todas as provas do programa.

* Dois países, França em 2017 e Rússia em 2007 também ganharam quatro medalhas de ouro, mas o programa respectivamente tinha sete e seis provas.

* Pegou muito mal, mas muito mal a situação dos comentaristas da TV italiana RAI. Os dois profissionais foram afastados da cobertura e enviados de volta para casa. Até a World Aquatics publicou uma nota a respeito. Detalhes sobre o caso estão no Blog do Coach.

* Chegou Cachorrão, Guilherme Costa está no Japão. Agora todos os 26 nadadores do Brasil no Mundial estão em solo japonês. Ele estava junto com seu treinador Rogério Karfunkelstein em treinamento de altitude em Livigno, na Itália. Mesmo local onde estava a Seleção Brasileira de Águas Abertas antes de chegar a Fukuoka.

* Paralelo as competições estão em andamento algumas palestras e workshops para atletas e treinadores nas dependências das competições. Uma das mais concorridas foi apresentada pela ex-nadadora jamaicana Alia Atkinson.

* Dia de celebração para o esporte brasileiro! Ana Marcela Cunha é bronze nos 5K e Ingrid de Oliveira está na final da plataforma 10 metros garantindo sua classificação olímpica para Paris 2024. É a primeira atleta dos esportes aquáticos com passaporte carimbado.

* Segue a incrível campanha do México no Mundial de Fukuoka. País é segundo no quadro de medalhas dos saltos ornamentais com cinco medalhas, três pratas e dois bronzes. Além disso, nas águas abertas, tanto na prova dos 10 como nos 5 quilômetros masculino, o jovem Paulo Strehlke Delgado, 17 anos de idade, foi o melhor latino americano na disputa.

* Entre quarta e sexta-feira, grande volume de chegada das delegações de natação a Fukuoka. Competição começa no domingo.

Amanhã tem mais!