Apertem os cintos, ajustem os relógios, e vamos viajar nos próximos nove dias para muitas emoções. Fica ligado aqui e em todas as plataformas do Grupo Swim Channel para a maior cobertura do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos que você vai encontrar.

* Primeiro dia tem nove provas, cinco delas valem medalha.
* Todas as nove provas tem participação brasileira, são 15 dos 26 da delegação que já nadam hoje.
* O primeiro campeão mundial de Fukuoka sai da prova dos 400 metros nado livre masculino.
* O grande destaque do dia vem nos 400 metros nado livre feminino, a prova mais esperada e comentada mundialmente. O duelo entre as três gigantes Summer McIntosh, Ariarne Titmus e Katie Ledecky, a atual e as duas últimas recordistas mundiais.
* Etapa de abertura tem os revezamentos 4×100 metros nado livre feminino e masculino. Já teremos ao final do dia as três primeiras equipes das provas com vagas garantidas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
* Leon Marchand da França vai em busca do que todo mundo quer e torce. A quebra do mais antigo recorde mundial de prova individual do programa masculino, os 400 metros medley de Michael Phelps. O 4:03.84 está imbatível desde os Jogos Olímpicos de Beijing 2008.
* Brasil tem nove atletas estreantes em Mundiais e seis deles já nadam no primeiro dia.
* Ausentes do dia: Adam Peaty de fora da prova que tem dominado desde 2015. Ele também foi ausente no ano passado, mas por conta de lesão. Outro é o campeão mundial dos 50 borboleta no ano passado, Caeleb Dressel que não pegou o time americano.
* Sem Rússia e sem Belarus, as duas nações seguem suspensas pela World Aquatics em discussão que deve ser deliberada nos próximos dias nas reuniões de diretoria.