A discussão ganhou proporções gigantes já durante o Campeonato Mundial, mas explodiu desde a exposição de um vídeo e a consequente reação das redes sociais.

Mas afinal, Austrália ou Estados Unidos, quem ganhou a natação do Mundial de Fukuoka?

Durante o Mundial e com os grandes resultados da Austrália, tivemos o primeiro episódio que acendeu ainda mais a rivalidade entre os dois países. Na liderança desde o primeiro dos oito dias de disputa, a Austrália reagiu com muita reclamação pela publicação da rede NBC que fez a tranmsissão americana através da plataforma Peacock onde apresentava o resultado da competição através do total de medalhas, e não pelas medalhas de ouro onde os australianos tinham uma grande vantagem.

Esta discussão foi incrementada pelas reações nas redes sociais e não terminou por aí.

Acontece que a World Aquatics tem um critério específico no qual contabiliza pontos para os resultados dos atletas nas provas indiividuais e revezamentos. Ao final da competição, a World Aquatics indicou o vencedor e o Team USA foi premiado para mais e mais protestos e reações.

Já não bastava o que estava acontecendo quando sai uma entrevista de Cate Campbell, nadadora australiana que estava em Fukuoka, não como atleta integrante da equipe, apenas como integrante da Comissão de Atletas da World Aquatics. Na entrevista a um programa de TV australiano, ela comemorava ter um dia inteiro “sem escutar o hino nacional americano” e o quadro de medalhas interpretado foi motivo de chacota.

Imediatamente, o vídeo ganhou as redes. Rowdy Gaines, comentarista da TV americana, foi o primeiro a publicar. Na sequência até a nadadora Lilly King entre outros.

Rivalidade acesa, mais do que nunca e Paris 2024 vai ser um grande confronto.

Mas afinal, Austrália ou Estados Unidos, quem ganhou a natação do Mundial de Fukuoka?

* Critério medalhas de ouro
Este critério não é oficial, mas é o mais utilizado por todos, imprensa, comunidade. O Brasil, que todos nós comemoramos a “conquista do Mundial de Piscina Curta de 2014” nunca venceu a competição, mas é a interpretação mais comum utilizada globalmente.

Em Fukuoka, Austrália teve 13 medalhas de ouro, igualou o seu recorde (2001 e 2005) deixando os Estados Unidos num distante segundo lugar com 7 ouros.

* Critério total de medalhas
Utilizado com frequência pela imprensa americana, especialmente em Jogos Olímpicos, ainda mais quando a China está na frente no número de ouros. Foi assim que a NBC publicou. Do início ao fim e neste critério os americanos realmente somaram mais medalhas, 38 contra 25 da Austrália.

No total de medalhas, estas 38 dos Estados Unidos, 7 ouros, 20 pratas e 4 bronzes, é a quarta melhor performance americana, enquanto a Austrália e suas 25 medalhas, 13 ouros, 7 pratas e 5 bronzes, é a melhor campanha da história.

* Critério pontuação
Critério que faz parte do regulamento da competição, ninguém liga, ninguém lê, mas está lá. Contagem vai de 18 pontos até 1 ponto para os 16 primeiros colocados. Para os revezamentos, contagem vai de 36 a 20 pontos, mas somente para os oito primeiros.

Aqui deu Estados Unidos, repetindo uma sequência consecutiva de 11 Mundiais. Americanos somaram 1.082 pontos deixando a Austrália num distante segundo lugar com 804 pontos. O Brasil, sem medalhas, ficou em 12o lugar com 160 pontos.

Veja aqui a classificação final da competição por este critério:
pontuacao