Esta é a segunda edição dos Jogos Mundiais Escolares Sub15, atletas de 12 a 15 anos completados em 2023. Evento da ISF, International Sports Federation, e organização local da CBDE, Confederação Brasileira de Desportes Escolares. Competição começa amanhã no Rio de Janeiro em seis diferentes áreas de competição ataé o dia 27 de agosto.

Participam um total de 1.400 atletas-estudantes de 40 países disputando 18 esportes e um paraesporte, a natação paralímpica. A natação acontece de segunda a sexta-feira, intervalo na quarta-feira para o chamado Dia Cultural, com eliminatórias e finais na piscina da UNIFA no Campo dos Afonsos (foto em destaque).

O Brasil tem a maior delegação da competição, são 409 atletas seguido pela China com 200 e o Chile com 164. Na natação, são 30 nadadores brasileiros numa competição com 18 países:

Argentina, Brasil, Chile, China, Chipre, Inglaterra, Estônia, Malta, México, Nepal, Portugal, Porto Rico, Taipei, Uganda, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Uruguai.

Na competição de natação, provas de 50 a 400 metros nado livre, 50, 100 e 200 nos outros três estilos, 200 e 400 medley, além dos revezamentos por sexo e misto. Cada país pode colocar até quatro nadadores por prova, mas apenas dois por país passa para a final. Os nadadores podem participar de até quatro provas individuais.