Cesar Cielo se tornou no terceiro brasileiro a ingressar do International Swimming Hall of Fame ao fazer parte da Classe 2023 que foi apresentada e homenageada no sábado em Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. Cielo se junta a Maria Lenk (classe 1988) e Gustavo Borges (classe 2012).

O evento do final de semana foi o maior da história do Hall of Fame criado em 1965. Pela primeira vez a cerimônia teve transmissão ao vivo pela TV (ESPN+) além de não se restrita ao tradicional jantar de gala fechado a convidados. Um teatro local, Parker Play, recebeu um bom público para a cerimônia que consagrou o mais seleto nome de homenageados de suas 58 edições do Hall.

51 medalhas olímpicas combinadas e outras 52 paralímpicas desta lista abaixo dos novos integrantes do International Swimming Hall of Fame:

51 MEDALHAS OLÍMPICAS

 

Michael Phelps, Estados Unidos
28 medalhas, 23 ouros, 3 pratas, 2 bronzes

 

Cesar Cielo, Brasil
3 medalhas, 1 ouro, 2 bronzes

 

Missy Franklin, Estados Unidos
6 medalhas, 5 ouros, 1 bronze

 

Kirsty Coventry, Zimbabwe
7 medalhas, 2 ouros, 4 pratas, 1 bronze

 

Kosuke Kitajima, Japão
7 medalhas, 4 ouros, 1 prata, 2 bronzes

52 MEDALHAS PARALÍMPICAS

Trischa Zorn, Estados Unidos
52 medalhas, 37 ouros, 10 pratas, 5 bronzes
* maior medalhista da natação paralímpica

 

Ainda foi premiado o francês Stephane Lecat das águas abertas que nunca foi medalhista olímpico pois durante a sua carreira a prova ainda não fazia parte do programa dos Jogos. Lecat foi destaque por anos nas Maratonas Aquáticas sendo medalhista de bronze em Campeonato Mundial além de ter cruzado o Canal da Mancha entre outras tantas provas de renome internacional.