Para ser mais exato ninguém sabe ao certo, nem mesmo quando ele volta, mas compilamos aqui alguns tópicos que ajudam a entender como anda o processo até agora e o que se pode esperar daquele que é o melhor nadador da Hungria na atualidade.
* Depois de vencer, sem marcas muito expressivas, Kristof Milak foi anunciado como um dos 23 nadadores da Hungria para o Campeonato Mundial de Fukuyoka, onde nadaria as provas de 100, 200 livre e 100 e 200 borboleta.
* Em 21 de junho, pouco mais de três semanas antes do Mundial, Milak anuncia através das suas redes sociais que não irá participar do Mundial alegando cansaço físico e mental. Ele inicia um período de férias a partir desta data.
* Em 1o de setembro, Kristof Milak retoma seus treinamentos na Duna Arena. No dia 4 de setembro dá uma entrevista confirmando que vai estar em forma para a Copa do Mundo, Europeu de Curta e principalmente Jogos Olímpicos de Paris 2024.
https://swimswam.com/world-record-holder-kristof-milak-im-back/
* World Aquatics anuncia a lista do “Elite 11”, 11 nadadores de elite mundial que serão patrocinados pela entidade para disputar as três etapas da Copa do Mundo, em Berlim, Atenas e Budapeste. Milak está entre eles.
* Depois de ausências em Berlim e Atenas, Milak está no cartaz, no banner e todo mundo esperando por ele para a etapa final de Budapeste, faltando três dias para a competição é anunciado que ele não estará na competição.
* No encerramento da Copa do Mundo de Budapeste, o Presidente da Federação Húngara de Natação, Wladar Sandor, dá uma entrevista coletiva e não esconde a frustração e descontentamento com Kristof Milak. E ainda menciona, “ele tem uma dívida com a Hungria”.
* Katinka Hosszú, que está afastada dos treinamentos por conta do nascimento da sua filha, responde a entrevista do Presidente da Federação Húngara, chamando-a de primitiva e sem sentido. Diz que Milak não deve nada a ninguém.
* Attila Selmecci, ex-treinador de Milak, dá uma entrevista indicando que o afastamento do seu ex-pupilo pode ter uma conotação muito mais séria, até mesmo de uma tragédia. Sem dar detalhes e apontar que não tem autorização para isso, revela que Milak perdeu alguém muito próximo dele recentemente e esta sua atual fase pode estar relacionado com isso. Também revela que Milak sempre teve este comportamento arredio, de se afastar, de não atender telefonemas, e manter um perfil mais reservado.
A Hungria tem Campeonato Nacional de Piscina Curta marcado para Debrecen, de 1o a 4 de novembro, e embora Milak já tenha retomado (algum) treinamento, sua presença é dada como incerta. Desta Campeonato, deve ser apontada a Seleção que participará do Campeonato Europeu de Piscina Curta, em Otopeni, na Romênia, de 5 a 10 de dezembro.
Não haverá seletiva específica para o time que vai ao Mundial de Doha em fevereiro, e Milak, pode ser convocado mesmo sem ter feito nenhuma competição desde abril. Sua última competição foi o Campeonato Nacional da Hungria em abril deste ano.