Quinta-feira, no intervalo entre eliminatórias e finais do Troféu José Finkel em São Paulo, a CBDA reuniu o Conselho Técnico de Alto Rendimento e decidiu mudar data, local e critérios de participação da Seletiva Olímpica do Brasil para Paris 2024. O grupo que tem caráter consultivo de acordo com o estatuto da entidade recebeu o aval da diretoria da CBDA que vai encaminhar a proposta por completo para a competição que irá definir a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos do próximo ano.

Inicialmente marcada para 30 de abril a 4 de maio na piscina do Centro Paralímpico, em São Paulo, a Seletiva Olímpica agora acontece no Rio de Janeiro, na piscina da UNIFA, no Campo dos Afonsos, de 6 a 11 de maio. O pedido dos treinadores para que o evento fosse realizado em piscina coberta e ao nível do mar para atender a demanda dos fortes índices estabelecidos pela World Aquatics para os Jogos de Paris.

A competição vai incorporar a disputa do Troféu Brasil, assim o evento de seis dias terá contagem de pontos, disputas de finais A e B, sem as provas de revezamento e as provas não olímpicas.

A disputa do Troféu Brasil atende a uma demanda dos próprios clubes, interessados na apresentação de suas equipes, disputas pelos títulos e colocações do calendário nacional.

Legado olímpico do Rio 2016, o complexo aquático da UNIFA já foi sede do Troféu Open e Julio de Lamare de 2017, além o Campeonato Mundial Militar daquele ano. Mais recentemente, o local foi sede dos Jogos Mundiais Escolares Sub15. A piscina interna de 50 metros, marca Myrtha com blocos de partida e raias anti-marolas da melhor qualidade, além de completo sistema de cronometragem eletrônica.

Dois fatores a serem considerados e que merecem atenção é a temperatura da água pois já tivemos o cancelamento dos Jogos Escolares Brasileiros de 2022 que aconteceria no local. Além da piscina externa de aquecimento e soltura, que não é aquecida. Segundo dirigentes da CBDA ambas situações serão discutidas com a UNIFA e com o Comitê Olímpico do Brasil para que sejam oferecidas as melhores condições possíveis aos atletas.

O programa de provas e o regulamento da Seletiva Olímpica deve ser publicado em breve pela CBDA.