Saiu uma lista inicial dos atletas inscritos para a natação do Campeonato Mundial de Doha (link) com 962 nadadores de 194 países e o time dos Atletas Refugiados. Como a World Aquatics tem 209 filiados, apenas 15 países do total de filiados não participa do Mundial de Doha.

Itália com 34 nadadores, é a maior delegação da competição, 20 homens e 14 mulheres, é o único país com mais de 30 nadadores. Canadá, Coreia do Sul e Polônia tem 22 nadadores, China 21 e Grã-Bretanha 20.

Diferente dos rumores que circularam na imprensa, Israel está inscrita na competição. São 16 atletas competindo nas modalidades de nado artístico, águas abertas e natação. A Palestina também vai estar presente, são quatro atletas, todos da natação.

No outro grande conflito mundial, presença da Ucrânia com 28 atletas, natação, nado artístico, saltos ornamentais e High diving para os ucranianos. Nenhum atleta russo entrou pelo sistema oferecido pela World Aquatics de “atletas neutros” mas Belarus vai estar presente com cinco atletas, natação e nado artístico.