O australiano Brett Hawke decidiu puxar o tema novamente. Abriu uma petição online na plataforma change.org solicitando o apoio para a inclusão das provas de 50m nos estilos no programa dos Jogos Olímpicos.

O apelo é legítimo e tem eco, muita gente gosta e curte as provas de 50m nos estilos. O Brasil tem boa tradição nas mesmas, mas o processo não é tão simples assim.

Até mesmo dentro da comunidade tal tipo de apelo não é unânime. Um dos primeiros a comentar no perfil de Instagram de Hawke foi o nadador italiano Thomas Ceccon que foi direto na crítica dizendo que isso “pode matar a natação”. Por ironia ou não, Ceccon foi campeão mundial dos 50m borboleta no Mundial do ano passado em Fukuoka.

É importante fazer um perfil histórico das provas e esta briga que não é nova. Os 50m nos estilos entraram para o Campeonato Mundial em Fukuoka, 2001. Antes disso, no Mundial de Perth, em 1991, foram disputados em forma de exibição.

A World Aquatics tem tentado de forma consistente e repetida o pedido ao Comitê Olímpico Internacional para a inclusão não só destas provas, mas a repetição por completo do programa que já é disputado no Campeonato Mundial. Ou seja, seria trazer os 50m nos estilos e o 4x100m livre misto para serem disputados nos Jogos Olímpicos.

Tais solicitações tem sido recusadas pelo Comitê Olímpico Internacional. Isso aconteceu nos pedidos para inclusão dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. A alegação na recusa do Comitê Olímpico Internacional é de que tais provas poderiam ocasionar um problema que já existe no programa olímpico: muitos atletas!

Não é a toa que tem diminuído a cada edição o número total de nadadores participantes da natação olímpica. Para Paris 2024 serão 852 nadadores, o menor número de participantes desde Atlanta 1996.

Um dos argumentos apresentados em uma determinada reunião foi para a entrada destas provas de 50m nos estilos “qual prova vai sair?” e o assunto foi deixado de lado. O COI não quer aumentar o número de atletas na competição, pelo contrário, como também não pode aumentar o número de dias.

A tendência, infelizmente para os fãs dos 50m nos estilos e os respectivos signatários do pedido público, é da não inclusão das provas. Por sinal, o pedido liderado por Brett Hawke fala em incluir para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, onde já estão definidas as inclusões de cinco modalidades Beisebol/Softball, Lacrosse, Cricket, Flag Football e Squash, além da definição do programa de provas, sem as provas de 50m nos estilos.

Detalhe que, desta vez, a World Aquatics, não pediu a inclusão das mesmas, mas sim focou em outros pedidos para as demais modalidades aquáticas.

Sem querer jogar o balde de água fria em ninguém, mas você pode até assinar, mas as provas de 50m nos estilos não estarão no programa olímpico de Los Angeles em 2028.

Alex A. Pussieldi, editor chefe Best Swimming Inc.

Visite o pedido de Brett Hawke no seguinte link:

https://www.change.org/p/include-50-meter-stroke-events-in-the-olympic-games?recruiter=1094246745&utm_campaign=signature_receipt&utm_medium=facebook&utm_source=share_petition&fbclid=IwAR3Oy53WdcmzxLCLXeoqDSh0bcOZBCLtBenpbyUFC5gfbGa3ZIyKn2eFLjI