Em entrevista a Match TV da Rússia, a recordista mundial dos 200m peito Evgenia Chikunova anunciou que não irá participar dos Jogos Olímpicos de Paris. Chikunova declarou que não aceita, e não concorda, com a decisão do COI que só permite a presença dos atletas russos na condição de “Atletas Neutros”.

Veja trechos da entrevista:
— Irei às Olimpíadas? Não. E não receberei status neutro.

— Você vai desligar a TV?

– Não, vou ficar de olho nisso. Mas não me vejo como um atleta neutro. Em princípio, não compreendo a posição do COI. Eles estabeleceram tais condições e acham que todos correrão imediatamente para atuar em um estado neutro? Se alguém fizer essa jornada, nadar, correr, competir nos Jogos, eu vou torcer e apoiar. Ficarei feliz que alguém tenha percorrido um longo caminho em busca de seu sonho.

Mas acho que as condições em que não estaremos nem na classificação de medalhas são extremas. Em Tóquio competi pela equipe do Comitê Olímpico Russo, houve filiação, mas agora não haverá mais nada. É uma pena que o COI imponha tais condições. Escolha sem escolha. Acho que eles entendem que um pequeno número de pessoas fará isso.

— E se Yulia Efimova se decidir?

– Vou torcer por ela. Mas, novamente, não me vejo na condição de atleta neutro. Eu tenho 20 anos este ano. Não pretendo terminar. Espero ainda ter as Olimpíadas. Vou me apresentar na Rússia, meus recordes contarão”.

A íntegra da entrevista (em russo):

https://matchtv.ru/swimming/matchtvnews_NI2037593_Rekordsmenka_mira_Chikunova_oficialno_objavila_chto_propustit_Olimpiadu_v_Parizhe

Evgenia Chikunova é recordista mundial dos 200m peito desde Abril de 2023 com 2:17.55