Sam Short, 20 anos de idade, é a nova cara das provas de fundo da natação da Austrália. Campeão mundial dos 400m nado livre no ano passado, ele ainda foi prata nos 800m e bronze nos 1500m livre. Esta semana, ele fez uma postagem com o encerramento de um training camp em Townsville, uma cidade no Noroeste da Austrália e o que chamou a atenção foi a distância cumprida.

 

 

De acordo com Short, 2746 piscinas de 50 metros, um total de 137.300 metros, em duas semanas de treinamento, algo em torno de 65 quilômetros semanais. Com nove sessões de água por semana, nadou mais de 7 quilômetros em todos os seus treinamentos.

A Seletiva Olímpica Australiana está marcada para Brisbane, 10 a 15 de Junho. A competição não é realizada na cidade há 40 anos. Brisbane é a terra de Short, onde ele faz parte do Rackley Swim Team treinando com Damien Jones.

Filho de pais surfistas, o próprio Short foi campeão australiano de surfe Sub 19 em 2019. Sua primeira seleção australiana foi em 2022, na seletiva para o Commonwealth Games e Mundial de Budapeste. Depois de vencer os 800m livre, ele estava bem a frente na prova dos 1500m livre, mas errou nas contas, e parou na passagem dos 1400m. Depois de perder quase cinco segundos, Short completou a prova mas não fez o índice.

 

Mesmo com os pais aos prantos na arquibancada, Short fez a equipe e viajou para seu primeiro Mundial onde foi prata no revezamento 4x200m livre. No Commonwealth, semanas depois do Mundial, foi campeão dos 1500m livre e prata nos 400m.

Sam Short também ganhou notoriedade ao fazer “uma ponta” em um filme na Austrália. “Streamline” filme que teve a produção de Ian Thorpe e conta a história de um jovem nadador em busca de seu sonho olímpico. Short fez todas as imagens do nadador nas tomadas de piscina.

Diagnosticado com câncer de pele aos 18 anos de idade, Sam Short também virou embaixador em campanhas de informação e prevenção a doença na Austrália.