O Congresso Americano através do Comitê Estratégico entre Estados Unidos e Partido Comunista Chinês entrou na discussão do caso dos 23 nadadores chineses que testaram positivo para TMZ e que a WADA considerou como contaminação. A decião de “no fault” foi considerada insuficiente pelo Comitê que em carta assinada por quatro congressistas encaminhou solicitação de providências e informação ao Comitê Olímpico Internacional e o FBI.
A carta é uma ação bi-partidária (Republicanos e Democratas) e assinada pelos congressistas John Moolenaar de Michigan, Raja Krishnamoorthi de Illinois, Carlos Gimenez da Florida e Andre Carson de Indiana. A iniciativa da solicitação se enquadra na aplicação da Lei Rodchenkov, aprovada ainda no Governo Trump, onde casos de doping são passíveis de multa e até prisão caso envolvam competições com participação de atletas americanos, seja no território nacional ou no exterior.
O Comitê também já marcou para o dia 5 de Junho uma resposta oficial em audiência com o Procurador Geral da República e o FBI.
Veja aqui as duas cartas enviadas pelo Comitê: