USADA anunciou hoje em seu site oficial a suspensão de quatro anos da nadadora Kensey McMahon por testar analítico positivo pela presença da substância proibida Vadadustat em teste realizado no Campeonato Americano no dia 1o de Julho do ano passado. O julgamento de McMahon foi realizado no dia 2 de Maio passado e a decisão anunciada hoje.

De acordo com a decisão, a nadadora foi incapaz de apontar a razão da ingestão “involuntária” da substância e por conta disso recebeu a pena máxima de quatro anos.

Kelsey McMahon, 24 anos de idade, é atleta da Universidade de Alabama, mas natural de Jacksonville, Flórida. Integrou a Seleção Americana no Campeonato Mundial de Piscina Curta em Melbourne 2022, quando ficou com a medalha de prata nos 1500m livre. Neste mesmo ano, fez parte da equipe de águas abertas dos Estados Unidos e nadou a prova dos 25 quilômetros no Mundial de Budapeste onde terminou em 10o lugar.

No ano que testou positivo para Vadadustat, McMahon foi campeã do NCAA nos 500 e 1650 livre pela Universidade do Alabama, além de bronze nos 1500m livre e sexta nos 800m livre no Campeonato Americano. Seus resultados do Campeonato Americano foram anulados pela decisão publicada hoje.

Vadadustat é uma substância que faz parte da lista proibida da WADA e é comercializada na medicação Vafseo indicada para o tratamento de anemia. Um detalhe interessante que a comercialização da medicação só foi autorizada nos Estados Unidos a partir de Abril deste ano, ou seja, nove meses depois do teste analítico adverso da nadadora.

Veja aqui a decisão completa da USADA:

https://www.usada.org/wp-content/uploads/McMahon-New-Era-Award.pdf