João Luiz Gomes Júnior foi o único nadador contemplado na eleição da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil. Confira o press release publicado pelo COB:

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) está definida para o ciclo Los Angeles 2028. Foram escolhidos 24 nomes, sendo 11 mulheres, incluindo Fernanda Nunes, do remo, a mais votada, e 10 homens entre os atletas que disputaram as edições mais recentes de Jogos Olímpicos e outros três, uma mulher e dois homens, entre os que disputaram Jogos anteriores a Rio 2016. Ao todo, participaram da votação 357 atletas que puderam escolher entre 42 candidatos.

Os eleitos foram: Fernanda Nunes (remo, 46 votos), a mais votada; Beatriz Futuro (rúgbi, 39); Ketleyn Quadros (judô, 34); Adriana Aparecida (atletismo, 32); Rafael Silva (judô, 32); Gustavo Guimarães (polo aquático, 30); Thiagus Petrus (handebol, 30); Bárbara Seixas (vôlei de praia, 27); Lucas Duque (rúgbi, 27); Ana Claudia Lemos (atletismo, 25); Juan Nogueira (boxe, 23); João Luiz Gomes Jr (natação, 23); Luisa Baptista (triatlo, 22); Lucas Verthein (remo, 22); Laís Nunes (wrestling, 20); Gilvan Ribeiro (canoagem velocidade, 20); Jaqueline Mourão (ciclismo MTB, 19); Jeferson Sabino (bobsled, 17); Roberto Maehler (canoagem velocidade, 17); Iris Tang Sing (taekwondo, 14); e Rosane Reis (levantamento de pesos, 8), entre os atletas que disputaram as edições de Jogos Olímpicos mais recentes.

Entre os que competiram antes da Rio 2016, foram escolhidos Hortência Marcari (basquete, 123 votos); Emanuel Rego (vôlei de praia, 77), e Leandro Guilheiro (judô, 72). Como não foi atingida a equidade de gênero exigida no Regulamento Eleitoral, será realizada uma nova eleição ainda esse ano para a escolha de uma mulher e, assim, sejam definidos os 25 integrantes da CACOB.

“Gostaria de agradecer a todos atletas que se envolveram nesta eleição, demonstrando o interesse e a maturidade em colaborar cada vez mais com o Movimento Olímpico. Agradecimento especial a todos que se candidataram neste intuito, de bem representar a classe dos atletas olímpicos. Meus cumprimentos aos que se elegeram, desejando muito sucesso e um trabalho com muito orgulho, participação e responsabilidade”, disse Fabiano Peçanha, presidente da CACOB, que passará o bastão para Fernanda Nunes, na posse da nova Comissão, que acontecerá em 2025, junto com os membros do Conselho de Administração e do Presidente e Vice-presidente do COB.

“A ampliação da Comissão de Atletas do COB é um marco para o Movimento Olímpico do Brasil. Temos um sistema consolidado para acolher a participação dos atletas nas decisões da entidade, assim como um processo eleitoral claro e transparente na escolha dos representantes. A CACOB conquistou o seu espaço nos últimos ciclos e não tenho dúvidas de que seguirá trabalhando para valorizar ainda mais os atletas. Parabéns aos eleitos para a CACOB no próximo ciclo”, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

Como foi a eleição da CACOB para o ciclo Los Angeles 2028
O processo começou no dia 1º de julho, quando foi publicado o Edital de Convocação da Eleição e nomeada a Comissão Eleitoral. O Registro das Candidaturas dos atletas participantes dos Jogos Rio 2016, Tóquio 2020, Pyeongchang 2018 e Pequim 2022 e de edições anteriores foi de 1º a 3 de julho. De 22 a 24 de julho foram submetidas as candidaturas dos atletas que disputaram Paris 2024.

Em 31 de julho foi divulgada a lista de pré-candidatos, com 43 nomes. No dia 05/08 foi concluído o processo de Due Diligence por empresa terceirizada e os resultados das verificações submetidos ao Comitê de Integridade do COB, parte integrante do Conselho de Ética da entidade (CECOB). O Relatório Final CECOB foi emitido em 20 de agosto de 2024, indeferindo somente 1 (uma) candidatura por não atender aos critérios de elegibilidade. As demais candidaturas foram deferidas totalizando 42 candidatos aptos a participar do pleito.

A votação foi realizada de 26 a 30 de agosto. Cada atleta eleitor apto a participar recebeu por email seu respectivo login e senha para acesso ao sistema de votação para as eleições CACOB 2025-2028. Os eleitores tiveram direito a três votos, sendo obrigatoriamente um em candidato do sexo feminino, um em candidato do sexo masculino e outro em atleta olímpico que tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a Rio 2016 independentemente de gênero.

Já a apuração foi realizada nesta segunda-feira, 02/09, a partir das 10 horas na sede do COB. Todos os candidatos ao pleito foram convidados para participar do processo de apuração de maneira on-line, que também contou com a participação presencial da atleta Janice Teixeira (membro da comissão eleitoral da CACOB), do Diretor Geral do COB, Rogério Sampaio, do Diretor Jurídico do COB, Luciano Hostins, e do Compliance Officer da entidade, Nelson Valsoni.

Houve um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, já que foram escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados. Além disso, foi eleito o campeão de votos entre os atletas que participaram das últimas edições de Jogos e os dois homens e duas mulheres mais votadas entre os esportistas que participaram de Jogos anteriores a 2012.

Existiu também um limite máximo de dois atletas por Confederação (ENAD) entre os atletas que tenham participado de Rio 2016, PyeongChang 2018, Tóquio 2020, Pequim 2022 e/ou Paris 2024. Também houve um limite de dois atletas por gênero entre os quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a Rio 2016.

Resultado da eleição da CACOB para o ciclo Los Angeles 2028 (destacados em negrito os atletas eleitos)

Feminino:
Fernanda Nunes Leal Ferreira (remo) – 46 votos (mais votada)
Beatriz Futuro (rúgbi): 39
Ketleyn Quadros (judô): 34
Adriana Aparecida (atletismo): 32
Bárbara Seixas (vôlei de praia): 27
Ana Claudia Lemos (atletismo): 25
Luisa Baptista (triatlo): 22
Laís Nunes (Wrestling):20
Jaqueline Mourão (ciclismo MTB): 19
Maria Portela (judô): 17 – Suplente
Beatriz Dizotti (natação): 16 – Suplente
Iris Tang Sing (taekwondo): 14
Rosângela Santos (atletismo): 12
Rosane Reis (levantamento de pesos): 8
Jaqueline Ferreira (levantamento de pesos): 7
Vanessa Cozzi (remo): 5

Masculino:
Rafael Silva (judô): 32
Gustavo Guimarães (polo aquático): 30
Thiagus Petrus (handebol): 30
Lucas Duque (rúgbi): 27
Juan Nogueira (boxe): 23
João Luiz Gomes Jr (natação): 23
Lucas Verthein (remo): 22
Gilvan Bittencourt Ribeiro (canoagem velocidade): 20
Jeferson Sabino (bobsled): 17
Roberto Maehler (canoagem velocidade): 17
Emerson Duarte (tiro esportivo): 15
Samory Uiki Fraga (atletismo): 15
Brunno Mendonça (hóquei sobre grama): 14
Marcus Vinicius D’Almeida (tiro com arco): 14
Thiago Pereira (natação): 14
Edson Bindilatti (bobsled): 13
Francisco Barretto Júnior (ginástica artística): 12
Arthur Zanetti (ginástica artística): 12
Gabriel Silva dos Santos (natação): 2
Breno Martins Correia (natação): 2

Atletas que competiram antes da Rio 2016
Hortência Marcari (basquete) – 123
Emanuel Rego (vôlei de praia) – 77
Leandro Guilheiro (judô) – 72

A Comissão de Atletas do COB
A Comissão de Atletas (CACOB) tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico; representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte; e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros.

Além disso, tem a responsabilidade de examinar questões relativas aos Atletas Olímpicos; manter contato constante com outras Comissões de Atletas Nacionais e Internacionais; apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem; fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI; além de elaborar o relatório anual da Comissão de Atletas e divulgar suas deliberações e ações em andamento para toda a comunidade esportiva.