Ouro e prata para o Brasil na abertura das águas abertas do Campeonato Sul-Americano Absoluto que começou a modalidade neste sábado em Cali, na Colômbia. A prova de 10 quilômetros no Lago Carien teve a dobradinha das irmãs Viviane e Cibelle Jungblut no feminino e o Brasil de fora do pódio da disputa masculina.

Viviane Jungblut venceu o seu primeiro título sul-americano absoluto da carreira ao vencer com o tempo de 2:05.38 com sua irmã chegando um minuto atrás em disputa acirrada contra a equatoriana Danna Martinez Moreno que ficou em terceiro lugar.

 

Pódio feminino 10K sul-Americano 2024

 

Este é o terceiro Sul-Americano Absoluto para Viviane e a primeira vez que ela chega no alto do pódio. No Sul-Americano de 2018, em Lima, no Perú, ela foi bronze nas provas de 5 e 10 quilômetros. Em 2022, nos Jogos ODESUR, no Paraguai, que valeram pelo Sul-Americano Absoluto daquele ano ela ficou com a medalha de prata na única prova, os 10 quilômetros, chegando atrás de Ana Marcela Cunha.

Cibelle Jungblut disputa seu segundo Sul-Americano Absoluto e conquistou sua segunda medalha. Em 2021, na competição disputada em Buenos Aires, na Argentina, foi bronze na prova dos 5 quilômetros.

 

Pódio Masculino 10K Sul-Americano

Se no feminino foi dobradinha, no masculino o Brasil ficou de fora do pódio, pelo segundo Sul-Americano consecutivo. Vitória para David Farinango do Equador com o venezuelano Ronaldo Zambrano chegando em segundo e o argentino Ivo Cassini em terceiro. Bernardo Gavioli foi quarto colocado chegando a três segundos do bronze e onze segundos do ouro. O outro brasileiro na prova, Bruce Hanson chegou a mais de um minuto atrás, em sexto lugar.

Resultados:
Feminino
1o Viviane Jungblut do Brasil 2:05.38
2o Cibelle Jungblut do Brasil 2:06.39
3o Danna Martinez Moreno do Equador 2:06.41

Masculino
1o David Farinango do Equador 1:55.35
2o Ronaldo Zambrano da Venezuela 1:55.39
3o Ivo Cassini da Argentina 1:55.43
4o Bernardo Gavioli do Brasil 1:55.46
6o Bruce Hanson do Brasil 1:57.05

Link para os resultados completos:
https://fecna.com.co/resultados-en-vivo-sudamericano/