O Paineiras do Morumbi demorou para o anúncio e surpreendeu no mercado da natação nacional, Leonardo Tomasello Araújo é o novo Head Coach do clube. Depois de 11 anos a frente da Seleção Brasileira Paralímpica, Leo Tomasello está de volta a natação convencional, e agora na sua primeira experiência como Head Coach de clube.
O trajeto de Leo Tomasello na natação paralímpica é tão expressivo que talvez passe batido que ele já tenha tido passagem destacada na natação de clube no passado. Ele estava na comissão técnica do Corinthians bi campeão do Troféu Julio de Lamare nos anos de 2012 e 2013 e um total de quase 50 medalhas individuais em campeonatos nacionais. Também fez parte de Seleções Brasileiras no Mundial Júnior de 2013, etapas de Copa do Mundo e Sul-Americano Juvenil.
Este currículo seria catapultado para ser o comandante da natação paralímpica do Brasil na sua melhor fase da história. Foram três Paralímpiadas com 23 medalhas, seis Mundiais com 63 medalhas e quatro Jogos Papapanamericanos com 80 medalhas. André Brasil, Daniel Dias e Maria Carolina Santiago foram os seus maiores destaques nestes 11 anos de natação paralímpica.
Desafio? Nova motivação? “Eu estava em busca de novas experiências, novos ares, e o convite do Paineiras veio na hora certa” revelou Tomasello a Best Swimming. Ele ainda descreve que as Paralimpíadas foram as maiores recordações deste período: “Certamente as 3 experiencias paralimpicas, Jogos completamente diferentes, experiencias marcantes e inesqueciveis. Rio foi minha estreia, em casa, inicio de trabalho; Tóquio com todo o desafio da pandemia e o programa mais consolidado e Paris fantástico, com todas as conquistas e ajudando na melhor campanha do Brasil na história.”
O Paineiras passou por uma reformulação neste ano. Nova diretoria, com um novo comando, Felipe Dominguez, é o Diretor de Alto Rendimento do programa. Dominguez que é o Head Coach da Seleção Brasileira de Natação dedica seu tempo voluntário para contribuir com o clube que é associado há muitos anos.
O clube também está investindo em infra-estrutura, uma nova piscina de 25 metros está sendo incorporada ao parque aquático e a sua inauguração deve acontecer ainda este ano.
“Paineiras é um grande clube, todos os amigos que passaram por aqui só tem elogios, sempre foi um clube formador de excelentes atletas e o pensamento da diretoria em cobtruir um programa consolidado” diz Tomasello.
Décimo colocado no Ranking Nacional de Clubes de 2024, o Paineiras tem se mantido como um dos clubes que mais tem revelado talentos para a base da natação do Brasil. No ano passado, o clube esteve no pódio de todos os campeonatos nacionais de categoria, tanto no Inverno como no Verão.
É neste perfil que Tomasello vai trabalhar. E ele cita: “No movimento paralimpico eu tive a oportunidade de evoluir muito o programa, aumentar muito o meu conhecimento e trabalhar em altissimo rendimento”. Agora é a hora de colocar a sua liderança e trabalho a frente do Paineiras onde iniciou esta semana.