Todo mundo que acompanha a natação mundial já viu ou ouviu falar de Dean Boxall, aquele treinador “doidão” que ia (ou vai) a loucura com os resultados de Ariarne Titmus desde os Jogos Olímpicos de Tóquio. Pois, Boxall é o novo treinador de Maria Fernanda Costa, principal nadadora brasileira das duas últimas temporadas e que está treinando na Austrália, pelo menos até o Mundial de Singapura. Mas afinal, quem é Dean Boxall?

Dean Boxall, 48 anos de idade, sul-africano de nascimento, naturalizado australiano onde vive desde os sete anos de idade quando imigrou com sua família. Foi nadador de destaque na juventude, no auge de sua carreira com Scott Volkers, ex-treinador do Minas Tênis Clube e de Michael Bohl, este o mais vitorioso treinador das últimas décadas na Austrália e também primeiro patrão de Boxall.

Tinha 23 anos de idade, quando passou as primeiras temporadas trabalhando nas categorias menores na Austrália. Em 2005, recebeu uma oportunidade para atuar no exterior, foi indicado inicialmente Treinador da Seleção Júnior e posteriormente Seleção Absoluta do Catar. Foram cinco anos de trabalho até retornar para a Austrália onde voltou a trabalhar com Bohl.

Os dois, Bohl com a equipe principal, e Boxall com a equipe júnior, transformaram o St. Peters Western Aquatics no melhor clube da Austrália em todas as categorias e por vários anos. Boxall desenvolvou dois talentos que se tornaram melhores nadadores de suas provas no país, Clyde Lewis e especialmente Ariarne Titmus.

Em 2017, Michael Bohl recebe uma proposta e vai trabalhar na Griffith University, sendo Boxall indicado o novo Head Coach do St. Pete fazendo do clube a base da Seleção Nacional desde então. Em Paris 2024, o St. Peters Western tinha 10 atletas na Seleção Australiana, sendo o clube com maior número de nadadores de um clube na Olimpíada.

Visite o link do clube St. Peters Western Aquatic:
https://www.stpeterswestern.com.au