Singapura vai receber o seu segundo Mundial de Natação, desta vez a principal competição da World Aquatics com a realização da 22a edição do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos. Entretanto, em Agosto próximo vai fazer 10 anos que o país foi sede do 5o Campeonato Mundial Júnior de Natação.
Dez anos depois, fomos pesquisar e encontrar o que aconteceu com aqueles nadadores que brilharam em Singapura em 2015 e os que estarão de volta para disputar o Mundial deste ano.
Na época, o Mundial Júnior ainda tinha diferença de idade entre o masculino (15 a 18) do feminino (14 a 17). A Austrália foi a grande campeã daquele torneio com 19 medalhas no total com nove ouros. Tanto Rússia (21) como Estados Unidos (26) tiveram mais medalhas, mas nos ouros, os russos somaram sete e os americanos seis. No total, 20 países ganharam medalhas no Mundial Júnior de 2015, inclusive o Brasil.
Brandonn Almeida campeão mundial dos 1500m livre, vice nos 400m medley e prata para Vinicius Lanza foram as medalhas brasileiras na competição. Nenhum dos dois estará no Mundial deste ano, inclusive Lanza se aposentou na temporada passada.
De todos os campeões individuais do Mundial Júnior de 2015, entre masculino e feminino, apenas cinco nadadores campeões estarão de volta. Kyle Chalmers da Austrália, na época vencedor dos 50m e 100m livre, Michael Andrew dos Estados Unidos que venceu os 50m costas, Taylor Ruck do Canadá campeã dos 100m e 200m livre, a italiana Simona Quadarella campeã dos 1500m livre e a japonesa Rikako Ikee vencedora das provas de 50m e 100m borboleta.

Jovem Michael Andrew há 10 anos em Singapura
Também são poucos os nadadores que foram medalhistas naquele Mundial Júnior de 2015 e voltarão para Singapura agora para o Mundial Absoluto. Entre eles, o maior destaque é o italiano Nicolo Martinenghi que na época foi prata nos 50m peito. Entre as mulheres, a sueca Sophie Hansson foi prata em 2015 nos 50m e 100m peito, ela estará de volta para Singapura para a disputar as mesmas provas. Outra medalhista de 2015 e que volta este ano é a canadense Mary-Sophie Harvey, prata nos 200m medley no Mundial Júnior, volta na melhor fase de sua carreira e um dos principais destaques do time do Canadá.

Louise Hansson duas de ouro no Mundial Júnior de 2015
O time do Brasil que esteve no Mundial Júnior de 2015 terá apenas três nadadores de volta para este ano. Gabrielle Roncatto, Guilherme Costa e Guilherme Basseto voltam a Singapura depois de 10 anos.
Daquela equipe do Mundial Júnior já deixaram de nadar: Sarah Marques, Rafaela Raurich, Luisa Braga, Victor Furtado, Nathan Bighetti, Eduardo Amaral, Vinicius Lanza, Henrique Painhas, Victor dos Santos, Giovanny Lima e Kauê Carvalho.
Ainda seguem nadando, mas não conseguiram vaga para Singapura: Maria Paula Heitmann, Felipe Ribeiro, Pedro Spajari, Brandonn Almeida e Caio Pumputis.
Veja a imagem da Seleção Brasileira no Mundial Júnior de 2015: