Faltando menos de uma semana para o início do Campeonato Mundial de Singapura, o melhor nadador do mundo e dono de quatro medalhas de ouro em Paris, Leon Marchand anuncia que está fora das provas de 200m peito e 200m borboleta. O anúncio veio através de seu treinador de base, Nicolas Castel, técnico do TOEC Dolphins, integrante da comissão técnica da França que faz seu training camp em Jacarta, na Indonésia.
De acordo com o treinador, “ele quer se dedicar a um resultado mais expressivo nas sua provas provas”. Com isso, Marchand não vai repetir o programa de quatro provas individuais da Olimpíada e nadará apenas os 200m e 400m medley.
Marchand não nadou nenhuma vez os 200m borboleta em piscina longa desde o ouro olímpico em Paris, no ano passado. Os 200m peito ele nadou uma vez, um torneio no Texas marcando 2:08.25.
Com a saída de Marchand das duas provas, o programa do Mundial agora aponta algumas mudanças significativas no start list:
200m peito masculino
Melhor tempo da prova era Leon Marchand (2:05.85) e o segundo tempo, o australiano Zac Stubblety Cook (2:06.79) que também não vai disputar o Mundial, este por problemas nas costas. O japonês Ippei Watanabe passa a ser o melhor tempo da prova com 2:06.94.
200m borboleta masculino
Melhor tempo da prova era Leon Marchand (1:51.21), o americano Luca Urlando (1:52.37) passa a ser o melhor tempo do balizamento.