Primeiro dia de uma rodada de notícias referente ao Mundial dos Esportes Aquáticos, a partir de hoje, todos os dias você fica por dentro de tudo da disputa do Mundial de Natação.

TEMPO
Temperatura esteve entre 27 a 32 graus durante o dia, sempre úmido, muito úmido. Chuvas esparsas, e previsão de que assim permaneça.

BRASIL COMPLETO
Ontem chegou Maria Fernanda Costa vindo da Austrália, hoje chegou Lorrane Ferreira vindo do Brasil. Agora, todos os 11 nadadores da Seleção Brasileira já estão em Singapura. Competição começa no domingo.

TIME USA COM PROBLEMAS GÁSTRICOS
A Seleção Americana fez o seu período de aclimatação no Centro de Treinamento de Phuket, na Tailândia e um grande problema de infecção alimentar foi apurado pela imprensa. O site SwimSwam indica que “metade da equpe” foi acometida por problemas gástricos. Sem revelar nomes nem detalhes, a USA Swimming tem um procedimento padrão de não discutir questões de saúde de seus integrantes. O Time USA chegou hoje a Singapura após duas horas de vôo da Tailândia.

CANADÁ VEIO DO JAPÃO
Com Summer McIntosh e seu plano de cinco provas individuais, o Canadá chegou ontem a Singapura. A equipe canadense fez um período de aclimatação na cidade japonesa de Saga. McIntosh vai encarar as provas de 400m e 800m livre, 200m borboleta, 200m e 400m medley. Este é o terceiro Mundial de McIntosh. Em 2022 Budapeste, ela nadou três provas, em 2023 Fukuoka e nos Jogos Olímpicos Paris 2024 foram quatro provas, agora o desafio das cinco.

AS BAIXAS
Atletas que anunciaram saída do Mundial nas últimas duas semanas:
Siobhan Haughey, Hong Kong, problema nas costas
Zac Stubblety Cook, Austrália, lesão nas costas
Neza Clancar, Eslovênia, lesão no ombro
Gregorio Paltrinieri, Itália, fratura no dedo anular, nadou as águas abertas e vai retornar para a Itália

AMANHÃ ABRE A PISCINA
A piscina de competição será aberta para as delegações a partir desta quinta-feira. Nos dois primeiros dias, apenas quatro horas de treinamento estarão disponíveis, das 13 as 17 horas. Por enquanto as delegações estão utilizando outras piscinas adicionais e escolas que ofereceram seus centros aquáticos para as equipes participantes do Mundial.

CONGRESSO É SEXTA-FEIRA
Já temos o start list divulgado há quatro dias, mas o balizamento das eliminatórias só sai após o Congresso Técnico que está marcado para sexta-feira. No congresso, erros podem ser revistos nas inscrições além dos cortes de provas. Um deles, já anunciado é a saída de Leon Marchan das provas de 200m peito e 200m borboleta. Marchand vai encarar apenas duas provas individuais, 200m e 400m medley.

CAMPEÕES JÁ CONHECIDOS
Já temos duas modalidades encerradas no Mundial dos Esportes Aquáticos. A Itália foi a campeã das águas abertas e hoje a Grécia conquistou o ouro do polo aquático feminino. Nesta quinta-feira tem a final do polo aquático masculino entre Espanha e Hungria.

TERMINA HOJE A UNIVERSÍADES

A natação das Universíades termina nesta quarta-feira em Berlim, na Alemanha. E porque isso é importante? Porque alguns nadadores vão encarar um “double” saindo de uma para a outra. Entre eles, o maior destaque da Universíades, o sul-africano Pieter Coetzee que venceu os 100m costas com 51.99, melhor tempo do mundo este ano e 8a melhor marca da história.

TRABALHO DUPLO
Não são poucos os nadadores que disputaram as águas abertas e permanecerão em Singapura para a disputa das provas de piscina. Mas somente a Hungria que vai ter todo time ficando para disputa. Outro destaque que fará trabalho duplo é o alemão Florian Wellbrock, estrela das águas abertas com a inédita conquista de quatro medalhas de ouro agora vai encarar os 1500m livre.