Nadando na raia 7 na final dos 400m livre não intimidou a nadadora portuguesa Francisca Martins que venceu a prova estabelecendo um novo recorde nacional de seu país. Foi a segunda medalha de Francisca na competição, e segundo recorde nacional batido.
A marca dos 400m livre era 4:08.68 e a vitória de Francisca foi com 4:07.50. Nas eliminatórias, ela havia se classificado com o sexto tempo nadando para 4:12.83.
Sua outra medalha veio com a prata nos 800m livre nadando para 8:30.76, sua melhor marca pessoal e a dois segundos do recorde português.
No dia anterior aos 400m livre, Francisca ficou perto da medalha nos 200m livre terminando em quarto lugar marcando 1:57.85, novo recorde de Portugal superando a sua própria marca de 1:58.55.

Fotos FADU
Francisca Soares Martins, 22 anos, é atleta do FOCA da Quinta da Lixa, Clube de Natação de Felgueiras, e cursa o terceiro ano de Economia na Universidade do Minho. Logo após a sua participação na Universíades, Francisca embarca para disputar o Mundial de Singapura.