Um dia chuvoso, o mais chuvoso da semana, embora sejam aquelas chuvas esparsas mas ao longo de todo dia.
TIME USA COMPLETO
Terminaram os rumores e todo time da Seleção Americana já está em Singapura. Primeiro era o problema gastro-intestinal que havia deixado 10 nadadores sem condições de viajar (by SwimSwam), e depois era o medo do conflito armado que se iniciou entre Tailândia e Cambodja. Tudo certo, todo mundo em Singapura, e todo mundo na água.
CONGRESSO TÉCNICO REALIZADO
Um monte de orientação, nada de novidade propriamente dito, mas é muito organizada a World Aquatics nestes processos e eventos. Estabelecidos horários, orientações de preenchimento de revezamentos online, atletas que vão para o pódio podem ter seus treinadores em área próxima a piscina para uma melhor imagem para a televisão. Surpresa no Congresso foi a ausência do Presidente da World Aquatics, Husain Al-Musallam, ele esteve em todos congressos até agora, desta vez representado pelo americano Dale Neuberger que é o diretor da competição de natação.
VAR EM AÇÃO
São dezenas de câmeras exclusivas, na saída, nas linhas de 15 metros, na chegada, além do autorizado uso das câmeras da transmissão oficial. Não vai faltar oportunidade para checagem ou reversão de desclassificações na competição. No Congresso técnico de hoje foram apresentados alguns interessantes dados de desclassificação do último Mundial com o uso/acessório do VAR:
6 desclassificações na saída por VAR, 27% do total de desclassificações
3 desclassificações por pernada de borboleta na fase submersa do peito
3 desclassificações por posição de entrada de costas para saída de peito em provas de medley.
KAYLEE MCKEOWN ESTÁ FORA DOS 50M COSTAS
Australiana Kaylee McKeown fez história no Mundial de Fukuoka em 2023 quando se tornou na primeira (e única) mulher na história dos Mundiais a vencer as provas de 50-100-200 do mesmo estilo. Não vai repetir em Singapura. Hoje, no congresso técnico, a delegação australiana retirou a nadadora dos 50m costas. Sem declarar o motivo, McKeown agora está apenas nas provas de 100 e 200m costas.
CHINA E ESPANHA NA FRENTE
No quadro geral de medalhas de todas as modalidades, China lidera com quatro ouros e três pratas, total de sete medalhas. A Espanha, numa campanha fantástica no nado artístico e o ouro do polo aquático, está em segundo com quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes, total de 11 medalhas. Na Espanha o ouro do polo aquático masculino e o feito de Felipe Perrone merece mais espaço e vamos escrever mais sobre a conquista e toda a sua carreira.
PALTRINIERI OPERADO
A fratura do dedo anular de Gregorio Paltrinieri foi tratada com cirurgia hoje na Itália. O nadador sofreu a fratura na prova dos 10K quando ficou em segundo lugar, mas permaneceu na competição de águas abertas ganhando mais duas provas, nos 5K e na prova de revezamento. Operado hoje, deve ficar alguns meses de fora dos treinamentos. Paltrinieri estava previsto para nadar os 800m e 1500m livre.
START LIST PUBLICADO
Apenas alguns cortes e start list publicado. O link pode ser conferido aqui:
https://www.omegatiming.com/2025/world-aquatics-championships-swm-live-results