Decisão aprovada pelo Bureau da diretoria da Confederação Sul-Americana de Natação fez uma adaptação no estatuto da entidade que rege os esportes aquáticos na América do Sul. Sob a presidência do brasileiro Luiz Fernando Coelho, a entidade desde 22 de Agosto de 2025 passa a se chamar Confederação Sul-Americana dos Esportes Aquáticos e terá como sede permanente a cidade de Montevidéu, no Uruguai.
A mudança atende a uma tendência global onde as entidades aquáticas estão contemplando todas as modadalidades e não somente a natação. Aqui é necessário ressaltar que o Brasil foi o pioneiro nesta mudança. No distante 1988, há 37 anos, a Confederação Brasileira de Natação virava CBDA, Confederação Brasileira dos Esportes Aquáticos.
A nível internacional a World Aquatics deixou de ser FINA em Dezembro de 2022 e deflagrou um movimento global. No ano anterior, a UANA já tinha virado Panamaquatics, em 2023 a LEN virou Euro Aquatics, e no ano passado a Confederação Asiática de Natação virou Asia Aquatics junto com a Federação de Natação da Oceania que virou Oceania Aquatics.
A CONSADA passa a ter sede permanente em Montevidéu, Uruguai, e um novo estatuto foi discutido para ser aprovado em breve. Uma nova eleição deve acontecer ainda este ano.
Com 12 países filiados, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, a entidade organiza competições nos cinco esportes aquáticos: natação, águas abertas, saltos ornamentais, nado artístico e polo aquático. O próximo evento da CONSADA está marcado para o Rio de Janeiro, o 30o Campeonato Sul-Americano Juvenil dos Esportes Aquáticos de 23 de Setembro a 4 de Outubro.
Novo logo da CONSADA foi desenhado pelo brasileiro Rodolfo Carneiro